Por que uns conseguem outros não?

Lula Moura Marcq Pessoal

Você já deve pelo menos ter constatado, se é que não já aconteceu com você, casos em que pessoas bem menos qualificadas tem se dado melhor na carreira do que outras, com muito mais bagagem acadêmica e técnica.

Esta pessoas que conseguem, em sua quase totalidade, tem ações bem direcionada para isso, elas tem uma estratégia bem definida.
Para conseguir o que deseja para a sua carreira, não basta definir um objetivo.

Continue lendo “Por que uns conseguem outros não?”

De quem é a responsabilidade sobre sua evolução profissional?

Evolução profissional por Lula Moura

Vou relatar um caso de um jovem gerente que se sentia frustrado, com pouco reconhecimento e inseguro no emprego. Manifestava descontentamento com o chefe direto, pois acreditava que não vinha recebendo um tratamento justo no trabalho.

Depois de ouvir sua história pedi para descrever seus pontos fortes e fracos. Após pensar um pouco ele respondeu: “Sou muito centrado no que faço. Sou bem em seguir processos. Sei lidar bem com minha equipe. Sou confiável e muito trabalhador”.

Dai perguntei, sobre os pontos fracos, ele pensou muito e me perguntou se poderia ser mais específico.

Continue lendo “De quem é a responsabilidade sobre sua evolução profissional?”

A marca pessoal e sua carreira

Lula Moura - Cocah de Marca Pessoal

 “Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando não está na sala

Esta frase dita por Jeff Bezos – CEO da Amazon, deixa bem claro a abrangência de percepções e opiniões que você pode gerar para as pessoas através de suas competências, atitudes, maneiras de lidar com as diversas situações do dia a dia, forma de com se apresentar e de se relacionar com elas.

E não há como negar que estas situações que impactam na marca pessoal influenciam diretamente a sua carreira. Continue lendo “A marca pessoal e sua carreira”

Você sabe qual o próximo passo que falta para sua carreira?

Nestes dias tive a oportunidade de reencontrar uma ex-colega de trabalho, e como acontece com frequência em momentos como estes, o tema da área profissional termina assumindo a pauta.

Ela começou falando que havia terminado uma pós-graduação mas já estava vendo qual seria a próxima, pois havia achado que a que terminou não era o que esperava, e achava que iria agregar pouco para sua carreira. Continue lendo “Você sabe qual o próximo passo que falta para sua carreira?”

Como desenvolver a autoresponsabilidade

Como qualquer mudança, nada irá acontecer da noite para o dia, mas iniciar uma jornada é um passo muito importante para fortalecer o objetivo, e já é um bom exercício para a busca da chamada autoresponsabilidade.

Desenvolver a autoresponsabilidade é ter a percepção de que, embora você não possa controlar as pessoas e as circunstâncias, você pode controlar as suas ações.

Para isto seguem algumas dicas pontuais para você praticar a autoresponsabilidade:

Continue lendo “Como desenvolver a autoresponsabilidade”

Seja um produto de valor

se conhecer

As ações para busca de reconhecimento profissional na maioria dos casos precisam ser bem avaliadas e planejadas para se criar um “produto” de valor para as empresas.

Para isso há diversas ferramentas como assessements que avaliam através de questionários rápidos o perfil comportamental dos profissionais, oferecendo dezenas de indicadores precisos sobre a atuação do avaliado, permitindo assim explorar os pontos e competências fortes.

Continue lendo “Seja um produto de valor”

Será que isso vai gerar os resultados desejados que procuro?

Na busca das conquistas de nossas vidas, sejam estas bem planejadas e objetivadas, ou simplesmente “procuradas de passagem”, sempre temos algumas dúvidas com relação aos métodos e ações que estamos utilizando para conseguí-las, seja pela falta de resultados desejados, ou pelo desejo de maiores performances.

brain-color-colorful-19677

No meu dia a dia, lido com profissionais que buscam melhores resultados em suas carreiras e negócios, e não tão raro, chegam a mim em busca de outra “tentativa” para conquistarem este objetivo que não conseguiram até então.

Continue lendo “Será que isso vai gerar os resultados desejados que procuro?”

Defina e direcione sua marca pessoal ou ela fará isso sozinha

Marca Vazia

A marca pessoal é uma ferramenta tão poderosa para representar a nossa posição no ambiente em que vivemos, que não tratá-la com estratégia e foco pode nos levar a caminhos que normalmente não desejamos. As pessoas que nos rodeiam não podem ver nossas  intenções, nossas competências e nem o que temos para oferecer, elas nos enxergam por nossa reputação e nossa imagem, que por sua vez são criadas por nossas ações cotidianas. Por isso a necessidade de uma atenção na definição e no direcionamento da sua marca pessoal para o que deseja projetar ou atingir como objetivo.

É muito comum termos uma preocupação muito forte com a nossa aparência. É só tentar lembrarmos da vez que saímos de casa sem olharmos no espelho, foi difícil não? Pois é! Entre os valores que nossa sociedade exige, ter uma aparência bem cuidada é um dos mais relevantes, estando ai o mercado de produtos e serviços voltados a beleza pessoal para provar isso. Mas poucos se preocupam com a percepção geral que passamos, e que vai além da imagem que entregamos, aquilo que é representado pela nossa marca pessoal.

Continue lendo “Defina e direcione sua marca pessoal ou ela fará isso sozinha”