Se conhecer é o primeiro passo para se encontrar e viver melhor

Coach de carreira Lula Moura

Se conhecer em todas as dimensões é de fundamental importância para temos uma vida feliz e equilibrada.

Na área profissional este autoconhecimento torna-se ainda mais relevante, e por sermos seres complexos, tomar decisões e fazer escolhas que nos fazem bem na vida, não é fácil.

Neste contexto alguns aspectos devem ser levados em consideração para este processo de reflexão profissional.

Continue lendo “Se conhecer é o primeiro passo para se encontrar e viver melhor”

Você precisa ser um produto de valor

Lula Moura Coach de marca pessoal

Da mesma forma que um produto de valor que é lançado no mercado precisa conhecer, além de suas características, os interesses do seu público alvo.

Um profissional para criar uma marca pessoal de valor precisa também ter ciência de pontos básicos para se posicionar de uma forma que seja possível criar uma visibilidade consistente ao ponto de impulsionar a sua carreira.

Para se ter um enquadramento preciso sobre o posicionamento de sua marca pessoal, é preciso ter um conhecimento de alguns pontos para que seja possível adotar uma estratégia de ação.

Continue lendo “Você precisa ser um produto de valor”

A solução está na coragem de se pôr em ação

Lula Moura /cacho de marca pessoal

Fazer ou não fazer? Tentar ou não tentar

“Ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade sem ação.” Benjamin Disraeli

A maior parte das pessoas geralmente escolhem não se pôr em ação. Independente de se considerar corajosa ou não, as incertezas e a possibilidade de falhar podem ser bastante assustadoras.

Só que esta opção espelha muitas vezes a escolha da infelicidade em prol da incerteza.

Quantas vezes nós mesmo deixamos de tentar algo novo para soluções de alguma “dor” que temos, por algum tipo de medo, receio ou dificuldades que nos levam para fora de nossa zona de conforto.

Continue lendo “A solução está na coragem de se pôr em ação”

Por que uns conseguem outros não?

Lula Moura Marcq Pessoal

Você já deve pelo menos ter constatado, se é que não já aconteceu com você, casos em que pessoas bem menos qualificadas tem se dado melhor na carreira do que outras, com muito mais bagagem acadêmica e técnica.

Esta pessoas que conseguem, em sua quase totalidade, tem ações bem direcionada para isso, elas tem uma estratégia bem definida.
Para conseguir o que deseja para a sua carreira, não basta definir um objetivo.

Continue lendo “Por que uns conseguem outros não?”

De quem é a responsabilidade sobre sua evolução profissional?

Evolução profissional por Lula Moura

Vou relatar um caso de um jovem gerente que se sentia frustrado, com pouco reconhecimento e inseguro no emprego. Manifestava descontentamento com o chefe direto, pois acreditava que não vinha recebendo um tratamento justo no trabalho.

Depois de ouvir sua história pedi para descrever seus pontos fortes e fracos. Após pensar um pouco ele respondeu: “Sou muito centrado no que faço. Sou bem em seguir processos. Sei lidar bem com minha equipe. Sou confiável e muito trabalhador”.

Dai perguntei, sobre os pontos fracos, ele pensou muito e me perguntou se poderia ser mais específico.

Continue lendo “De quem é a responsabilidade sobre sua evolução profissional?”

A marca pessoal e sua carreira

Lula Moura - Cocah de Marca Pessoal

 “Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando não está na sala

Esta frase dita por Jeff Bezos – CEO da Amazon, deixa bem claro a abrangência de percepções e opiniões que você pode gerar para as pessoas através de suas competências, atitudes, maneiras de lidar com as diversas situações do dia a dia, forma de com se apresentar e de se relacionar com elas.

E não há como negar que estas situações que impactam na marca pessoal influenciam diretamente a sua carreira. Continue lendo “A marca pessoal e sua carreira”

Você sabe qual o próximo passo que falta para sua carreira?

Nestes dias tive a oportunidade de reencontrar uma ex-colega de trabalho, e como acontece com frequência em momentos como estes, o tema da área profissional termina assumindo a pauta.

Ela começou falando que havia terminado uma pós-graduação mas já estava vendo qual seria a próxima, pois havia achado que a que terminou não era o que esperava, e achava que iria agregar pouco para sua carreira. Continue lendo “Você sabe qual o próximo passo que falta para sua carreira?”

Como desenvolver a autoresponsabilidade

Como qualquer mudança, nada irá acontecer da noite para o dia, mas iniciar uma jornada é um passo muito importante para fortalecer o objetivo, e já é um bom exercício para a busca da chamada autoresponsabilidade.

Desenvolver a autoresponsabilidade é ter a percepção de que, embora você não possa controlar as pessoas e as circunstâncias, você pode controlar as suas ações.

Para isto seguem algumas dicas pontuais para você praticar a autoresponsabilidade:

Continue lendo “Como desenvolver a autoresponsabilidade”