Resolver problemas ou encontrar soluções

Os solucionadores de problemas miram no curto prazo. Eles não pensam em como tentar eliminar problemas de modo a que ele não apareçam mais.

Já as pessoas com perfil de encontrar soluções, em contrapartida, sabem que, quando surge um problema, é responsabilidade delas encontrar uma solução, para assim não perderem tempo e dinheiro com ele no futuro. São empreendedores natos.

Processo de Pensamento - Encontrar Solução para Problema

Empreendedores bem-sucedidos sempre procuram resolver um problema de maneira permanente ou encontrar uma solução nem que seja no longo prazo. Entretanto, encontrar soluções é bem mais difícil do que resolver o problema, a busca é bem mais demorada e exige-se uma dedicação maior com bem mais tempo gasto.

Continue lendo “Resolver problemas ou encontrar soluções”

Empatia, a chave da liderança

Está liderando? Seu papel é criar cultura! Se você lidera um grupo de pessoas ou é o gestor de uma empresa, precisa desenvolver sua liderança.

E para liderar de forma eficiente, a coisa mais importante que você precisa fazer é definir com clareza a cultura e os valores da sua organização. A cultura é o sistema operacional através das quais as decisões são tomadas nos grupos e nas empresas. Ela também é essencial para recrutar e reter novos membros no time, por isso ela deve ser a maior preocupação do líder.

thOVK9P7I0

Você precisa ter o time do seu lado, mas não vai conseguir tê-los se escondendo atrás de um computador ou de planilhas. Você precisa estar lá e fazer parte, sempre próximo das pessoas, você precisa motivar e estar presente o tempo todo.

Números provam que muitas pessoas permanecem em empresas apenas por motivos como sustento da família e inseguranças com relação a encontrar um outro emprego. Você não pode deixar que isso aconteça na sua empresa! Por isso, o ambiente de trabalho é tudo. Se ele encoraja e empodera as pessoas, elas ficam nos seus empregos não para sobreviver, mas sim para prosperar.

Continue lendo “Empatia, a chave da liderança”