Como você quer ser comprado pelo mercado?

Seja bem comprado - Lula Moura

Vamos imaginar que você é um produto de supermercado, e está em uma prateleira gigante com milhares de outras marcas, parecidas com você.

Este supermercado se chama mercado de trabalho, e todo semestre, todo ano, fabricantes destes produtos, as chamadas faculdades de todo o país, despejam novos lotes e tipos destes produtos neste supermercado.

São milhares e milhares de novas marcas à venda, disputando espaço com você.

Todos querem ser comprados pelos melhores preços, e para isso oferecem o que tem de melhor, boas formações, fluência em outros idiomas, especializações específicas e até pós-graduações.

Continue lendo “Como você quer ser comprado pelo mercado?”

Ninguém precisa ser um génio para se destacar

Destaque profissional - Lula Moura

Ser um destaque na área profissional, ser reconhecido na sua área pelo trabalho que entrega ou conhecimento que possui, é possível para qualquer pessoa.

Nesta minha fase profissional em que tenho trabalhado com desenvolvimento pessoal, e até mesmo fazendo uma retrospectiva em minha vida, cada vez tenho mais certeza de que ninguém precisa ser um gênio para se destacar.

Sobretudo quando se pensa em aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos, vejo muita gente se limitando, ou pior, achando que apenas ter o conhecimento ou a formação específica em determinada área o fará ser o diferencial.

Tenho percebido que muitas vezes estes resultados não vêm, porque muita gente não sabe exatamente o que quer, não estabelece uma estratégia de aprendizado quando necessário, e principalmente não sabe se posicionar para passar o que sabe de melhor, valorizando a sua marca pessoal.

Continue lendo “Ninguém precisa ser um génio para se destacar”

Como o seu perfil em redes sociais pode impactar a sua carreira

Redes Sociais - Lula Moura

Acredito que não é novidade para ninguém que hoje em dia, empregadores e recrutadores usam as redes sociais com uma grande relevância na análise de um profissional.

E isso pode inclusive impedir o seu progresso profissional ou até mesmo interromper a sua carreira.

Ter um perfil em redes sociais é algo bastante comum. Entretanto, o que muita gente não percebe é que este perfil pode passar a ser a representação da “marca pessoal” online do indivíduo.

Cada vez mais é bastante comum que a primeira experiência de uma pessoa com você se dê através de seus perfis em redes sociais.

Antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente, algumas pessoas e, inclusive recrutadores de empresas, verificam a forma como você se apresenta nestas mídias sociais. Continue lendo “Como o seu perfil em redes sociais pode impactar a sua carreira”

Como sua marca conquista atenção?

Sua marca em destaque

Vivemos numa era de excessos em que a informação disponível funciona como uma verdadeira avalanche de palavras, símbolos, cores, marcas, tipos de produtos.

Escolhas, escolhas, escolhas.

São opções de mais! Imagine o que temos disponível em informações. São números impressionantes que brigam por um espaço no cérebro das pessoas.

Hoje já é possível dizer que o dia a dia das pessoas é essencialmente dividido em três partes: trabalho, sono e mídia. Continue lendo “Como sua marca conquista atenção?”

Não se contente em estar na média

Saia da média por Lula Moura

Você já parou para pensar que em várias ocasiões de nossa vida nos contentamos em ser apenas medianos e, como isso, pode ser um fator limitante pessoalmente e até profissionalmente?

O pior de tudo é que a maioria das pessoas parecem satisfeitas e acomodadas em “estar na média”

– “Faço isso tão bem quanto os outros”,

– “Não sou melhor e nem pior que ninguém nessa tarefa!”

Vou resgatar o meu lado cartesiano de estudante de engenharia agora.

Vamos imaginar um gráfico de dispersão. Neste gráfico existem vários pontos distribuídos, onde cada ponto pode, por exemplo, representar um indivíduo e cada eixo uma variável qualquer, nossas habilidades ou comportamentos de um modo geral.

Como ser um profissional mais influente

Ser influente por Lula Moura

Se formos analisar pela ótica do marketing sobre o que leva as pessoas a consumirem determinados produtos ou serviços oferecidos pelas empresas, veremos que as estratégias de persuasão têm o papel relevante para que estas escolhas aconteçam.

O especialista no estudo sobre persuasão, o professor de psicologia Robert Cialdini, elencou seis fatores que, segundo ele, são capazes de influenciar como as pessoas consomem serviços e produtos.

Segundo Cialdini:

a persuasão é uma ciência que pode ser usada para explicar ou moldar a forma como um produto/serviço é percebido pelo público, e isso pode ser usado pelas empresas para influenciar seus consumidores.

Continue lendo “Como ser um profissional mais influente”

O que você faz profissionalmente?

Qual a sua profissão é algo que perguntamos e respondemos corriqueiramente de forma até automática.

Só que se formos afundo nesta questão veremos que “estaremos errado”, tanto na pergunta como na resposta desta questão.

Do ponto de vista da pergunta, acho o termo não muito adequado de ser usado para se formar a “visão profissional” de uma pessoa. Afinal, a profissão pode ser algo temporário e, em muitas situações, nem sempre é o melhor de quem somos profissionalmente.

Continue lendo “O que você faz profissionalmente?”

Você sabe quem é você?

Você tem clareza sobre o quanto se conhece?

Boa parte das pessoas acreditam que se conhecem, mas geralmente isso não é de fato uma verdade.

Normalmente escondemos várias coisas das quais não gostamos de nós mesmo. Isso abala nossa autoconfiança, pois por natureza, não costumamos confirmar totalmente em quem não conhecemos bem.

Assim, para que passe a acreditar na sua capacidade, é importante que saiba melhor quem você é, o que é importante para você, e quais os seus pontos fortes e possíveis fraqueza.

Continue lendo “Você sabe quem é você?”

O roteiro para uma carreira feliz

Delicidade na carreira por Lula Moura

Você já parou para analisar por que algumas pessoas evoluem facilmente e transitam com grande articulação nos degraus do crescimento profissional, e atingem o sucesso e a realização nesta área de forma consistente bem mais rápido do que a maioria?

Se for a fundo nesta análise encontrará rapidamente um outro extremo. O de profissionais que se encontram estagnados, perdidos e consequentemente desgostosos e infelizes com suas profissões.

O que explica as duas situações está associado ao portfólio técnico e emocional de cada profissional que permitir o perfeito “encaixe” com a sua carreira.

Este conjunto de características técnicas e emocionais alinhados à carreira, quando analisado se apresenta como, objetivos claros, papeis adequados, talentos funcionais, valores pessoais respeitados e ações que funcionam.

Continue lendo “O roteiro para uma carreira feliz”

Networking ou notworking

O que é networking - Lula Moura

Tenho percebido uma certa confusão e até mesmo uma mística em torno da prática do networking.

Ao longo dessa carreira que venho atuando como conselheiro para profissionais em busca de recolocação, evolução ou transição de carreiras, percebi em muitos casos uma valorização acessiva para o “networking”.

Muitos destes profissionais e empreendedores, colocam o networking como algo mágico, complexo, vital e algumas vezes até inacessível e trabalhoso para conquistar.

Continue lendo “Networking ou notworking”