Autoridade na sua profissão, 10 atitudes para lhe transformar em uma

Não são poucas as pessoas que me procuram para aconselhamento e consultoria para a área profissional com o objetivo final de evoluírem em suas carreiras, seja em busca de um melhor posicionamento, uma promoção, uma transição, e até para recolocação profissional sem terem a menor ideia do que fazerem para se tornarem “visíveis” pelas pessoas chaves que poderiam prover o acesso a estes objetivos, na verdade, sem saberem como fazer para serem uma autoridade na sua profissão.

Gavel

Não são raros os casos em que tentam transferir a responsabilidade do não sucesso, para falta de coleguismo, rinchas profissionais, protecionismos internos, falta de visão da chefia e até pela ausência de sorte, mesmo na maioria da vezes, sendo pessoas com as competências bem alinhadas com o que fazem.

Mas por que isso acontece? Por que estes profissionais, que apesar de bem preparados e  com padrões comportamentais adequados aos valores das organizações, não decolam suas carreiras? E a medida que o tempo passa, vão se estagnando até deixarem de acreditar neles mesmos, e passarem a assumir o papel de apenas mais um coadjuvante dos processos organizacionais que atuam.

Continue lendo “Autoridade na sua profissão, 10 atitudes para lhe transformar em uma”

Sua marca pessoal precisa colar para que tenha maior valor

Você como marca pessoal precisa fazer com que a sua imagem, percepção, e mensagem como pessoa, sejam capazes de se fixar, colar na cabeça das pessoas para que elas consigam passar você adiante como “referência”, para que assim, passe a fazer com que a sua marca pessoal fique com um grande valor.


atributos da marca

Como já comentei em artigo anterior (O que é marca pessoal, afinal), trabalhar a marca pessoal é algo que exige uma boa estratégia e metodologia aplicadas com bastante foco e disciplina, mas alguns passos são também muito importantes a serem trabalhados para que  esta busca de valorização de sua marca pessoal, possa encontrar um ambiente favorável para fixação e consolidação de todo este seu trabalho.

Continue lendo “Sua marca pessoal precisa colar para que tenha maior valor”

O que é a marca pessoal, afinal?

É muito comum quando saímos de casa nos olharmos no espelho para saber como estamos. É claro que o objetivo é ver que imagem vamos mostrar para o mundo, e basicamente este ato normalmente involuntário, retrata nossa preocupação com o que vamos passar para os outros, e o espelho, literalmente revela a exata imagem que iremos entregar as pessoas, imagem esta que ficará memorizada, e funcionará como nosso identificador visual para todos que nos rodeiam, o que nos permite dizer que esta seria a nossa marca visual, mas afinal, é isso que é a marca pessoal?

Muitos têm uma preocupação forte com esta identificação visual e investem pesado para se posicionarem melhor neste quesito, algo até muito valorizado, e porque não dizer, tido como essencial para um bom posicionamento na escala de valores da sociedade em que vivemos, estando ai o mercado próspero de produtos e serviços voltados a beleza pessoal para provar este fato. Mas são poucos, muito poucos, que se preocupam com um componente, até relacionado e que muitas vezes se confunde com esta marca visual, porém extremamente mais relevante para este melhor rankeamento positivo na área pessoal e profissional, que é a marca pessoal, o que te faz único.

Marca pessoal é única

Continue lendo “O que é a marca pessoal, afinal?”

Um papo sobre planejamento de carreira

No início de tudo há um belo projeto, ter um diploma de uma universidade de nome em uma boa área do mercado, muitas vezes indicada por familiares que com sua experiência e aceitáveis resultados profissionais conquistados, certamente têm autoridade para influenciar no futuro de sua carreira e sucesso na vida profissional.

E como todo projeto, tudo parece perfeito e tem tudo para dar certo. Com o diploma na mão, as portas do mundo irão se abrir e o futuro estará garantido, não é isso?

Planejando carreira

Designed by Freepik

Agora pense bem, quantas pessoas que você conhece que tem uma graduação e não tem sucesso? Quantas pessoas não trabalham na área que estudaram? Quantas pessoas trabalham apenas para pagas as contas e não sobra nada? Quantas pessoas trabalham apenas para sobreviver?

Continue lendo “Um papo sobre planejamento de carreira”

Sua mesa de trabalho é uma das imagens de sua marca pessoal

Sua mesa de trabalho dá sinais e mostra um pouco de sua marca pessoal. Os objetos que estão sobre ela e a forma como estão organizados revela muito sobre a pessoa.

Sua mesa de trabalho é sua imagem

Designed by Freepik

É como se houvesse um painel luminoso com o slogan pessoal de cada um. É como se houvesse uma placa dizendo “aqui fica um sujeito bagunçado”. Em outras um estilo limpo, alinhado, e dando a impressão de que ninguém trabalha ali. Em alguns um estilo familiar, com fotografias da família espalhada por todos os lugares.

Continue lendo “Sua mesa de trabalho é uma das imagens de sua marca pessoal”

Sua marca é o que dizem de você

Você pode não acreditar, e talvez nem se dê conta disso, mas nesse exato momento, em algum lugar, alguém está se referindo a você, descrevendo você. São adjetivos que resumem todos os seus esforços, toda sua “batalha”, toda sua dedicação e seus anos de investimentos em você mesmo. São palavras!! O terrível é que, muitas vezes, a maioria de nós não tem a mínima ideia de que palavras estão utilizando para nós descrever, principalmente se você nunca se preocupou com isso, nunca ficou atento como você representa a sua marca para as suas relações e para a sua carreira, e como isso pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Faça a pergunta a você mesmo: Com que palavras você estará sendo descrito?

Hand arrange white letters BRANDDesigned by Freepik

Continue lendo “Sua marca é o que dizem de você”

A sua marca pessoal

A marca tornou-se uma ferramenta tão poderosa para promover produtos e serviços, que faz sentido hoje tratar uma pessoa como tal. As pessoas que nos rodeiam não podem ver nosso interior. Elas nos enxergam por nossa reputação e nossa imagem, que por sua vez são criados por nossas ações cotidianas. O papel da marca pessoal é agir como um catalizador para a mudança de atitude e incentivar a melhoria contínua.
Para saber com está a sua marca pessoal através de um teste rápido, clique aqui.

Não deixe a vida te levar

 

Não deixe a vida te levar

Acordar, fazer higiene pessoal e ir para o trabalho cumprir sempre as mesmas tarefas todos os dias, sem qualquer propósito ou planejamento para a busca de algum objetivo, é, conforme Zeca Pagodinho, “deixar a vida te levar”. Quem entrega o rumo a SORTE do dia a dia e não sabe para onde quer ir, pode chegar em qualquer lugar.

Pense nisso!