Se conhecer é o primeiro passo para se encontrar e viver melhor

Coach de carreira Lula Moura

Se conhecer em todas as dimensões é de fundamental importância para temos uma vida feliz e equilibrada.

Na área profissional este autoconhecimento torna-se ainda mais relevante, e por sermos seres complexos, tomar decisões e fazer escolhas que nos fazem bem na vida, não é fácil.

Neste contexto alguns aspectos devem ser levados em consideração para este processo de reflexão profissional.

Continue lendo “Se conhecer é o primeiro passo para se encontrar e viver melhor”

Administre bem a concorrência

Coach Lula Moura

Em todos os setores há a presença da concorrência.

E isto é algo que teremos que conviver no dia a dia.

É certo que algumas pessoas encaram esta concorrência como uma ameaça, alguma vezes na área profissional, até como uma disputa.

Mas no meu ponto de vista, a forma mais inteligente de encarar a concorrência é como uma oportunidade de buscar a melhoria contínua.

Se não tivemos uma concorrência como ameaça a nossa posição, dificilmente sentiremos a necessidade de melhorar, de inovar e de nos diferenciar de forma positiva destes que nos ameaçam.

Continue lendo “Administre bem a concorrência”

Você é único e irreptível

Muitas pessoas não dão a devida importância à sua existência e não param para refletir sobre as suas características enquanto seres humanos.

Muitas consideram que são apenas mais uma no meio de um mundo repleto de pessoas iguais a ela, no entanto, essa constatação está completamente equivocada.

Não há dois seres humanos iguais. Não há ninguém que consiga sentir o que o que você sente, com a intensidade que sente e precisamente no mesmo momento em que sente.

Os seus pensamentos são únicos, por muito que haja pensamentos similares aos seus, nunca são iguais na sua plenitude, por isso, torna-se bastante relevante que comece a olhar para si de uma maneira diferente e comece a apreciar toda a diferença existente entre você e as outras pessoas.

Continue lendo “Você é único e irreptível”

A solução está na coragem de se pôr em ação

Lula Moura /cacho de marca pessoal

Fazer ou não fazer? Tentar ou não tentar

“Ação nem sempre traz felicidade, mas não há felicidade sem ação.” Benjamin Disraeli

A maior parte das pessoas geralmente escolhem não se pôr em ação. Independente de se considerar corajosa ou não, as incertezas e a possibilidade de falhar podem ser bastante assustadoras.

Só que esta opção espelha muitas vezes a escolha da infelicidade em prol da incerteza.

Quantas vezes nós mesmo deixamos de tentar algo novo para soluções de alguma “dor” que temos, por algum tipo de medo, receio ou dificuldades que nos levam para fora de nossa zona de conforto.

Continue lendo “A solução está na coragem de se pôr em ação”

Você é a sua marca

As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso.”

A importância de se conhecer e ter a consciência do porquê você faz as coisas, na verdade o seu propósito, faz com que a sua visibilidade e poder de atração tenham mais credibilidade e passem a valorizar a sua marca pessoal.

Segundo Simon Sinek, o autor da frase da imagem, aquele que sabe o porquê e põe em prática os seus propósitos, não atrai ou fecha negócios pelo que tem, e sim pela razão de atrair pessoas que acreditam no que ele acredita, e isso gera uma força propulsora para grandes resultados.

Continue lendo “Você é a sua marca”

Por que uns conseguem outros não?

Lula Moura Marcq Pessoal

Você já deve pelo menos ter constatado, se é que não já aconteceu com você, casos em que pessoas bem menos qualificadas tem se dado melhor na carreira do que outras, com muito mais bagagem acadêmica e técnica.

Esta pessoas que conseguem, em sua quase totalidade, tem ações bem direcionada para isso, elas tem uma estratégia bem definida.
Para conseguir o que deseja para a sua carreira, não basta definir um objetivo.

Continue lendo “Por que uns conseguem outros não?”

É preciso objetivo e estratégia para a sua carreira evoluir

Lula Moura extrategista de carreira

Não são poucos os profissionais que até pensam em evoluírem na carreira, mas se quer sabem o que querem de fato. Não sabem ainda qual o ponto que desejam alcançar.

Este realmente é o primeiro passo, mas não é o bastante. Uma vez estabelecido o “ponto b”, você precisa encontrar uma forma de chegar lá.

Isso é pensar estrategicamente em como alinhar sua marca pessoal para este objetivo.

Se você tem metas e objetivos, mas não tem uma estratégia, desculpe, ainda não tem absolutamente nada. Ou melhor, tem apenas um sonho, um vago sonho…

Continue lendo “É preciso objetivo e estratégia para a sua carreira evoluir”

O momento é agora

Lula Moura coach de marca pessoal

Quando deve ser o momento para se começar este processo de conhecer a fundo os seus pontos fortes e fracos?

Minha resposta: “Agora.”

Se você está iniciando sua carreira, a maioria das empresas o ajudará e determinar os requisitos e as habilidades específicos de determinado trabalho. No entanto, elas também vão esperar que você tenha feito a sua parte, o árduo trabalho de avaliar as suas próprias capacidades em relação as exigências deste cargo.

Continue lendo “O momento é agora”

Você se conhece de verdade?

Hoje no seu dia a dia profissional você tem frequentemente uma preocupação com seu aprimoramento profissional?

Não fique constrangido em se responder que não, pois é a resposta mais comum.

Vamos focar em seus pontos fortes e fracos, ok?.

Você os conhece e seria capaz de criar ações que possam atualizar e adaptar suas ideias, novos desafios e circunstâncias em função deles?

Difícil, não?

Para isso é preciso que tenhamos um real conhecimento de nossas habilidades. E para isso é preciso um certo trabalho, um bom nível de motivação para se tornar autoconsciente, e principalmente, uma boa mentalidade para encarar a realidade dos fatos.

Continue lendo “Você se conhece de verdade?”