Para que serve um Coach ?

Há quem diga que o principal gatilho para que uma pessoa vá em busca de Coach Profissional, é a sua insatisfação como seu momento atual.

coaching-ajuda1-350x230É claro que isso não quer dizer que a pessoa esteja infeliz, ou em depressão. Não! Basta apenas o perceber que algo poderia ser melhor, que mudanças de desafios com perspectivas mais  significativas para sua vida possam lhe apontar novos horizontes, mesmo que para isso seja necessário abandonar a sua zona de conforto.

Mas e o coaching serve para resolver tudo? Obviamente que não. Coaching é um processo ligado ao futuro e não ao passado. Ele não trata patologias clinicas e nem tão pouco aconselha o que fazer em caso de tomadas de decisões.

Entretanto, coaching é um processo poderoso cuja principal abordagem é a sondagem. Para que ele funcione é necessário que se queira algo a ser conquistado, um objeto, um ponto onde se deseja estar.

O conceito de coaching gira em torno de quem acompanha, estimula e conduz outra pessoa para que se desenvolva, trazendo seu melhor à tona para alcançar aquilo que entende como desafio. Assim sendo, coaching é um processo de atendimento, com início, meio e fim, que tem como foco o estado desejado do cliente.

Trata-se de um programa de trabalho que envolve o Coach (profissional que aplica e acompanha o processo) e o Coachee (cliente e beneficiário do processo) rumo as suas metas, sonhos e objetivos.

O foco principal do processo de coaching é trabalhar as habilidades natas, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e o comportamento para que o resultado aconteça.

O coach é o profissional que usa as metodologias corretas para que isso aconteça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *