De quem é a culpa de algo que não deu certo para você?

É bastante comum no dia a dia de alguns transferir a culpa de algo que não deu certo para outras pessoas ou para circunstâncias.

Muitas vezes isto é feito sem se sequer perceber, e torna-se uma rotina natural tanto na vida pessoal como na profissional.

Isto revela o que chamamos de uma baixa autoresponsabilidade. Mas o que é isso?

Em resumo, a autoresponsabilidade está associada à nossa capacidade de responsabilizarmos a nós mesmo por tudo aquilo que acontece em nossas vidas. Aquilo que é positivo ou negativo, e também o que nos influência direta ou indiretamente.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, é preciso apenas um “despertar” sobre este conceito para irmos a sua busca.

Muitas vezes vivemos em um ciclo tão natural de transferir problemas e má soluções para os outros, que muitas vezes não percebemos que podemos ser a peça chave para a solução, e isso abre um enorme leque de oportunidades, principalmente na área profissional.

Na rotina profissional, por exemplo, a autoresponsabilidade gera atitudes que denotam a capacidade de solucionar problemas, de inovar e ser cada vez melhor, valorizando fortemente a sua marca pessoal como uma referência em sua área.

Se pensarmos apenas um pouco sobre nossas atitudes na área profissional, ou de alguns de nossos colegas de trabalho, ficará inegável que a autoresponsabilidade desponta facilmente como um diferencial e tanto para a mudança brusca na vida de seus praticantes.

E ainda deixa bem claro que a sua ausência no dia a dia profissional, pode até ser um fator, muitas vezes despercebido, que tem impedido a evolução na carreira.

Vamos pensar nisso!?

No próximo post vou falar sobre como buscar desenvolver esta autoresponsabilidade.

Se houve interesse por este artigo e acha que um ou mais amigos seus precisariam ter conhecimento sobre o assunto, compartilhe para este amigo ou para a timeline de suas redes sociais usando os botões específicos que aparecem ao redor. Você também pode comentar e expressar sua opinião e dúvidas, terei o maior prazer em interagir como você.