Procrastinação – Um mal para sua carreira

A definição de procrastinar em si não é tão ruim:

É o ato de postergar para amanhã; adiamento.

noticia_imagem_0618-370x280O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém viu ou sabe onde fica, mas que certamente boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram.

E vamos deixar claro, adiar alguma tarefa não é algo necessariamente ruim.

Você pode, por exemplo, chegar à conclusão que conseguirá escrever seu artigo amanhã na parte da tarde porque terá o tempo necessário para tal, algo que no momento não parece viável.

Isso não pode ser definido como procrastinação.

A procrastinação acontecerá se você decidir, no outro dia de tarde, adiar mais uma vez sua tarefa.

Toda procrastinação é um atraso, mas nem todo atraso pode ser definido como procrastinação.

De fato a humanidade não fazia planos para o futuro e sua única preocupação era com o que comer naquele dia.

Após anos agindo assim, podemos dizer que ficamos acostumados a agir por impulso, dando importância ao que é urgente e não ao que é prioridade.

Outro fator que contribui para o ato de procrastinar é  a natureza da tarefa.

Dificilmente você irá deixar para amanhã algo prazeroso para fazer, como por exemplo, um jantar com a família ou uma partida de futebol com os amigos, mas faria isso facilmente se a tarefa fosse preparar diversos relatórios.

O benefício imediato é claramente percebido pelo cérebro, e na mente de um procrastinador o controle do lado racional normalmente perde o controle para o lado do prazer imediato.

Esse tipo de atitude não é um problema quando feito esporadicamente, mas o sinal de alerta começa a soar quando procrastinar se torna um hábito.

procrastinacao1

Os efeitos podem ser devastadores: problemas no trabalho, nos relacionamentos e na saúde.

A sensação de bem estar nunca é completa pois junto com ela aparece a culpa.

Temos plena consciência de que deveríamos estar concentrados em terminar o trabalho de conclusão de curso, por exemplo, mas em vez disso optamos por jogar videogame.

E conforme o prazo de entrega vai se aproximando, a ansiedade domina nossa mente.

O mais impressionante é que alguns procrastinadores conseguem reunir esforços e fazer o que precisa ser feito nos “45 do segundo tempo”.

Mas a qualidade do que é entregue costuma ser bem duvidosa.

E há casos ainda piores.

Aqueles que além de procrastinar não conseguem sequer usar toda a ansiedade gerada para tomar uma atitude e acabam simplesmente não entregando resultados.

Ou seja, não se vive o momento de prazer pois a culpa está presente, a ansiedade vira presença constante, e em casos extremos pode devastar algumas áreas da vida de quem procrastina por hábito.

E o efeito disso a longo prazo, na saúde física e mental pode ser bastante prejudicial.   

No ambiente profissional há ainda a possível falta de habilidade ou conhecimento para se realizar uma determinada tarefa, fazendo um indivíduo com falta de atitude pro ativa a procrastinar. Se você pensar um pouco lembrará de alguns casos reais que certamente já presenciou.

Ninguém, em absoluto, gosta de procrastinar ou sente orgulho de agir dessa maneira.

Toda procrastinação vem acompanhada de um estado de ansiedade, pânico e culpa.

A boa notícia é que esse espiral negativa pode e deve ser evitada.

Viver reagindo à situações urgentes, apenas apagando incêndios, impede que você trabalhe em seuperigodedeixar potencial pleno e também invista tempo em outros projetos extremamente importantes,mas que sem um deadline específico acabam sendo postergados.

Um hábito tão nocivo quanto o da procrastinação não muda da noite para o dia. É preciso ser realista e combatê-lo dia após dia.

Pelo menos comece a mudança.

Todos nós somos procrastinadores, uns mais outros menos, mas todos nós temos pelo menos alguma coisa que poderíamos estar fazendo, e que poderia fazer revoluções magníficas em nossas vidas.

Mas não estamos.

O seu futuro está em suas mãos.

Você escolhe começar a alcançar seus sonhos hoje?

Ou vai deixar para amanhã?

Se ainda estiver com dificuldades para vencer a procrastinação e triplicar sua produtividade, aumentar sua concentração e alcançar resultados extraordinários com alguns minutos por dia, procure ajuda, um bom coach é uma excelente alternativa para que você tenha este seu objetivo alcançado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *