Você sabe qual o próximo passo que falta para sua carreira?

Nestes dias tive a oportunidade de reencontrar uma ex-colega de trabalho, e como acontece com frequência em momentos como estes, o tema da área profissional termina assumindo a pauta.

Ela começou falando que havia terminado uma pós-graduação mas já estava vendo qual seria a próxima, pois havia achado que a que terminou não era o que esperava, e achava que iria agregar pouco para sua carreira.

Falou que estava pensando em investir em uma área diferente da que vinha atuando no momento, pois estava ficando “saturada deste meio” além de ter percebido que este era o momento de mudar.

Comentou das novas perspectivas que enxergava nesta nova área, e como as mesmas se enquadravam muito bem com sua formação principal. Apesar de achar que esta formação, é mais voltada para um ambiente que não lhe agrada muito, pois termina tendo que se relacionar com pessoas que não se alinham muito bem com o seu perfil.

Não estou aqui para jugar ninguém, mas este exemplo deixa claro que esta colega está completamente perdida profissionalmente. Vem seguindo as regras “naturais” do mercado de investir na carreira com foco apenas em formações e observações nas áreas que podem dar mais dinheiro, deixando para o segundo plano, o que ele realmente quer de fato.

No momento em que questionei a possibilidade dela pensar em fazer um planejamento de carreira com foco em sua aptidões e possibilidade de realização profissional, ela nem perguntou o que era, pois para ela a sua verdade é esta mesmo, tentativa e erro sem um propósito definido.

Fiquei pensando quantas pessoas se viam nesta situação, e lembrei que um dia também fui assim.

Segui a onda do mercado e o ciclo natural do meu meio, sem nunca ter parado para analisar o que de fato me fazia feliz, e o que poderia transformar o meu trabalho em algo que me fizesse evoluir, não apenas na área profissional, mas também na pessoal.

Hoje percebo quanto tempo e quanto de recursos “queimei” buscando algo que sabia o que era, e que por falta de conhecimento ou até mesmo por falta de visão, não busquei ajuda para aprimorar o meu autoconhecimento para planejar o que de fato seria o melhor caminho à trilhar.

O engraçado é que encontrei este caminho justamente mostrando a outros a rota para também encontrá-lo.

E acredito que é isso que me move a investir cada vez mais nesta área através de aprimoramentos, mentorias, cursos e ferramentas para que possa cada vez mais, sinalizar com esta bandeira da autodescoberta, o caminho profissional que faça as pessoas se sentirem realizadas, prósperas e principalmente felizes com o que fazem.

Se tiver interesse em saber mais sobre você mesmo, é só fazer contato comigo para conversamos.