Perfis comportamentais e sua importância no mundo corporativo

Todas as pessoas têm sua natureza, ou seja, seu perfil de comportamento.

E isso é o que as tornam únicas e é a forma mais visível de como elas são, tanto nos ambientes sociais como nos profissionais.

Perfil-Comportamental

Assim, alguns são vistos como autoritários, outros como influentes, tranquilos ou, então, muito perfeccionistas.

E, dessa forma, no mundo profissional as funções são preenchidas com base em perfis comportamentais, que é o que determina o sucesso (ou não) no trabalho.

Através de pesquisas, que incluíam instrumentos estatísticos e inclusive conhecimentos de biofísica o Psicólogo norte-americano William Moulton Marston, no início dos anos 20, construiu o modelo DISC, que são as iniciais de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade.

Dominância também conhecido como perfil Executor: É uma pessoa dominante e, que em casos extremos, pode ser autoritária e ditatorial. Aceita e se dá bem com desafios e dificuldades. Possui senso de competitividade extremo e costuma ser corajoso ao defender seus pontos de vista. É objetivo, direto e assertivo.

Influência também conhecido como perfil Comunicador: É uma pessoa comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser até excessivamente otimista e relaciona-se com facilidade, é persuasivo, amistoso, verbal, comunicativo e emocional.

Estabilidade também conhecido como perfil Planejador: É uma pessoa estável e paciente, de ritmo constante e alto grau de conservadorismo. Dificilmente entra em pânico, mas tem uma pequena capacidade de improviso. O planejador é uma pessoa voltada ao próximo e adora ajudar, chega a ser previsível, mas bom ouvinte, deliberado, organizado, persistente, amigável e gentil.

Conformidade também conhecido como perfil Analista: É uma pessoa detalhista e meticulosa. O analista é organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas, na maioria das vezes é detalhista, lógico, perfeccionista e focado em regras e procedimentos.

Perfil%20ComportamentalEm suma, o perfil comportamental é uma descrição de comportamentos que as pessoas possuem e se manifestam sob estímulos de acordo com suas características. Essas atitudes são vinculadas aos valores pessoais e influências do meio, e relatam de forma única e diferente, o comportamento de cada um.

Imagine agora como seria bom para uma corporação se cada membro, líderes de grupos ou gestores tivessem estas suas características completamente alinhadas com suas funções atuais.

O conhecimento dos pontos fortes geram impactos diretos no aumento da produtividade. Sabe-se hoje que 3 em cada 5 demissões ocorrem por problemas comportamentais e não por currículo. O conhecimento e o engajamento da equipe tem impacto direto na redução do custo da gestão de pessoas de uma organização.

Para a aplicação da avaliação comportamental, existem testes e relatórios que ajudam os profissionais de recursos humanos até mesmo o próprio gestor a decodificarem essas informações.

Na maioria dos relatórios produzidos pela avaliação, além da identificação dos perfis comportamentais de destaques do avaliado, há também a identificação  do perfil desejado que o meio em que ele está inserido solicita. Provendo assim uma oportunidade de alinhamento e direcionamento deste avaliado para o padrão comportamental desejado.

Compreender como essas quatro qualidades estão presentes em um colaborador de uma organização, aumentará significativamente seu autoconhecimento e, portanto, sua habilidade em se relacionar e em lidar com diferentes situações de sua vida cotidiana e profissional.

Teste-PerfilComportamental-2

Se um líder tiver o conhecimento destes comportamentos e direcionar as tarefas de forma específica para cada perfil, além dos colaboradores se sentirem mais motivados com o seu trabalho, estarão mais engajados para a realização do mesmo, podendo trazer melhores resultados.

A utilização das características conhecidas do perfil comportamental da equipe, é um diferencial para as organizações modernas. E graças a ferramentas e profissionais aptos a aplica-las esta realidade vem transformando de fato o trabalho e a liderança nas corporações que já se utilizam esta prática, tais como:

Nas organizações

  • Aumento da performance dos colaboradores e gerenciamento de pessoas.
  • Identificação de gargalos da empresa e remanejamento de colaboradores.
  • Colaboração eficaz entre a equipe e uma possível gestão de mudanças.
  • Desenvolvimento de lideres e identificação de talentos.
  • Análise da equipe e planos de desenvolvimento individual.
  • Composição de times de trabalho de alta performance e planejamento de sucessão.

Na seleção de pessoas

  • Economia de tempo e dinheiro na seleção interna e externa.
  • Mais segurança e assertividade ao processo.
  • Proporciona rapidamente a percepção adequada do candidato correto ao cargo ou no intuito de alocar a pessoa certa para o lugar certo.

No suporte a coaching e consultoria

  • Gera autoconhecimento, primeiro passo para o processo de desenvolvimento humano.
  • Facilita o entendimento sobre o indivíduo, permitindo conquistar um território desconhecido.
  • Anamnese mais profunda e planejamento mais assertivo das ações de melhoria, de acordo com as reais demandas.

Se tiver interesse em realizar um teste baseado na filosofia DISC, preciso e capaz de oferecer até 51 indicadores profissionais, além do seu perfil comportamental natural e o exigido pelo seu atual ambiente profissional, com uma análise direta de todos os possíveis gaps, sugiro visitar a página do teste que estou usando atualmente nas empresas que presto consultoria e nos clientes individuais que atendo.

ANÁLISE COMPORTAMENTAL DISC