O momento é agora

Quando deve ser o momento para se começar este processo de conhecer a fundo os seus pontos fortes e fracos?

Minha resposta: “Agora.”

Se você está iniciando sua carreira, a maioria das empresas o ajudará e determinar os requisitos e as habilidades específicos de determinado trabalho. No entanto, elas também vão esperar que você tenha feito a sua parte, o árduo trabalho de avaliar as suas próprias capacidades em relação as exigências deste cargo.

À medida que você avança na carreira, a empresa também vai presumir que você atualizará suas análises de acordo com as mudanças do trabalho, das habilidades exigidas e do setor. À medida que progride, você vai precisar focar mais esta tarefa.

Por conta do desafio de realizar o trabalho, gerenciar pessoas, resolver problemas de clientes e dar conta do caos geral do dia a dia profissional, muitos tem deixado o foco nas habilidades de lado em alguns momentos da evolução da carreira.

É bem provável que lembre de alguém que teve um grande início de carreira, e então, por alguma estranha razão, pareceu desvanecer. É quase certo afirmar que isso aconteceu porque a pessoa nunca adquiriu o habito de fazer esta análise ou por não atualizá-la e se adaptar as suas novas necessidades e atribuições.

A incapacidade de adquirir o hábito de pensar profundamente sobre as capacidades necessárias a determinado trabalho invariavelmente traz consequências.

E preciso esforço de reflexão e análise para obter um “alvo” no qual se deve mirar à medida que se pretende evoluir.

Se conhecer bem é o primeiro passo para projetar o que se deseja ser.

Caso queira se aprofundar mais ou precisar de algo sobre este tema, vai no meu perfil, acessa meu site e marca um sessão online sem compromisso comigo, ou  se preferir, assina a minha newsletter para receber mais dicas para a sua carreira.