É preciso objetivo e estratégia para a sua carreira evoluir

Não são poucos os profissionais que até pensam em evoluírem na carreira, mas se quer sabem o que querem de fato. Não sabem ainda qual o ponto que desejam alcançar.

Este realmente é o primeiro passo, mas não é o bastante. Uma vez estabelecido o “ponto b”, você precisa encontrar uma forma de chegar lá.

Isso é pensar estrategicamente em como alinhar sua marca pessoal para este objetivo.

Se você tem metas e objetivos, mas não tem uma estratégia, desculpe, ainda não tem absolutamente nada. Ou melhor, tem apenas um sonho, um vago sonho…

Imaginar que ficar listando e divulgando objetivos resolve tudo, é um grande engano. Há muita gente que vai se deitar e acorda idealizando uma situação, mas não param para pensar num aspecto fundamental para esta conquista. O como!

Se pararmos para pensar um pouco, alguns de nós fazemos exatamente isso. Queremos muitas coisas e vivemos reclamando do que temos. Queremos mudar de vida, de emprego, de profissão, queremos que nossa marca pessoal brilhe muito, queremos ganhar projeção, mais dinheiro, mas não fazemos nada de concreto para isso.

Transformamos alguns sonhos pessoais em verdadeiras obsessões – ideias fixas mesmos – mas, não somos capazes de traçar planos e uma estratégia para isso.

Há casos que entregamos nossos grandes sonhos à empresa, aos colegas, aos chefes, à própria sorte e esperamos, esperamos, só esperamos, igual àquela estória da pessoal que queria tirar na loteria, mas não jogava se quer um bilhete.

A inércia, o medo e as zonas de conforto corporativas quase sempre são os motivos de tanta frustação no futuro. E a pior coisa que existe é conviver com alguém que culpa o mundo e todos à sua volta pelo seu fracasso pessoal quando, na verdade, é ele o único culpado, por sua incapacidade de reagir.

Eu acredito na sorte, mas descobri que ela se manifesta mais quando há esforço pessoal e determinação em perseguir o que queremos para as nossas vidas. Acredito muito mais na atitude, pois é a chave para abrir as portas para a sorte entrar.

Todos devem conhecer profissionais que parecem ter muita sorte e vivem em ascensão constante. Se você for analisar a trajetória destes “sortudos”, vai constatar que por traz de toda esta aparente sorte há muito de atitude, de determinação, coragem e muita estratégia para alcançar seus objetivos.

Estratégia tem muito a ver com isso: é tomar a atitude de fazer, dar o primeiro passo, e buscar o que traçou para a conquista do seu objetivo.

Para construir sua diferença de valor, você precisa ter a exata noção daquilo que precisa descartar e daquilo que tem que conquistar. Este processo exige muita análise, reflexão, mas também muita determinação para vislumbrar a sua conquista e de promover as mudanças necessárias para chegar lá.

Parece fácil, só que para muitos não é. Se assim fosse não haveriam tantos insatisfeitos com a trajetória de suas vidas e de suas carreiras. Não haveriam pessoas deprimidas com suas situações, outras desiludidas com o futuro ao ponto de se entregarem a própria sorte.

Tenho atendido com frequência pessoas que querem seriamente mudar, e até sabem o que desejam fazer, mas não conseguem pôr em prática.

Por isso valorizo muito estas pessoas que decidem buscar ajuda, seja de que tipo for. Mas o fato de reconhecer que precisa mudar, e em segundo passo, saber que será mais fácil montar uma estratégia com uma ajuda externa, é muito louvável.

É claro que todos querem soluções rápidas e fáceis, e de preferência sem qualquer tipo de esforço pessoal, para ganhar mais dinheiro, crescer na carreira e fazer sucesso.

Mas não há outro caminho, é preciso algum tipo de esforço. Só que acredito que quando este esforço é bem direcionado por algum processo que comprovadamente gera a estratégia que funciona, a “sorte” pode acontecer mais rapidamente.

Cercar-se de boas estratégias para valorizar sua marca pessoal e sua carreira, é cercar-se de informações para determinar a rota certa, o movimento correto e os passos mais precisos. Só que para isso é preciso de muito autoconhecimento, uma boa capacidade de se autocriticar, de se analisar e muito poucas divagações e sonhos.

strategy

Em resumo é preciso estar muito preparado ou com um bom suporte para descobrir o COMO chegar lá, pois sem este COMO, tudo pode continuar do mesmo jeito.

E você? Já tem seus objetivos e as estratégias para conquistá-las e fazer sua carreira mudar de nível?

Se tiver interesse em conversar mais sobre este assunto, é só fazer contato comigo através do meu perfil, ou se preferir, expressando sua opinião nos comentários para que mais pessoas possam interagir também com suas percepções.

Gratidão por estar aqui!