Qual é o seu propósito profissional?

Propósito profissional, vida feliz no trabalho, valorização da carreira, são temas bastante recorrentes, seja para jovens que estão ingressando do mercado de trabalho, para profissionais experientes que estão buscando novos desafios, ou para aqueles que ainda não se encontraram completamente no meio profissional.

Cada vez mais fica claro para mim que este conceito de se ter um propósito não é simplesmente um “papo bonito” como alguns pensam.

Sem propósito, sem fazer algo que te realize profissionalmente, não há como carregar o fardo por muito tempo e por longas distâncias.

Digo fardo porque se a sua profissão não está alinhada a algo maior, como satisfação, e de fato algum propósito, os “perrengues” do dia a dia, deixaram tudo mais difícil, pois não há como dizer que toda atividade é 100% feliz.

A dificuldade faz parte do caminho, nossa trilha não é uma reta perfeita, temos muitas curvas, e por vezes, sinuosas, nas estradas da vida profissional.

Agora o que não é certo, é que este caminho lhe traga mais sofrimento do que prazer.

Vou citar o meu exemplo, trabalhar com desenvolvimento de profissionais, não é tarefa fácil, são muitos desafios, muito estudo, investimentos em treinamento, envolvimento pessoal em diversos cenários, que muitas vezes são tão complexos que nos impacta emocionalmente, além de sacrifícios de tempo e grande dedicação.

Mas no final de tudo isso, a possibilidade de transformar vidas, é meu grande combustível, é o que me faz olhar para traz com enorme satisfação e saber que tudo valeu muito à pena. É o meu propósito.

Na equação, o prazer proporcionado é maior do que qualquer “perrengue” encontrado no caminho.

Muitas vezes encontrar este “tal propósito” pode demorar. Talvez seja necessário caminhar por muitas e muitas opções, experimentar de tudo um pouco até achar aquilo que é para você, o seu caminho no mundo profissional.

Um bom autoconhecimento, já ajuda bastante nesta busca.

E aí? Você já tem o seu propósito?