Mindset fixo X Mindset progressivo

Você com pouco esforço certamente irá lembrar de pessoas que são extremamente resistentes a mudanças, e que sempre usam exemplos do passado para justificar suas ações do presente, alegando que se deu certo antes, irá dá certo novamente.

Esta é um das características de pessoas com mindset fixo, ou no bom português, atitude mental fixa. Indivíduos deste tipo tendem a se prender apenas ao que já sabem para conquistar o sucesso, e não acreditam ser possível desenvolver novas habilidades.

images

Uma pessoa com mindset fixo sente sempre que  precisa provar suas habilidades para ela e para o mundo. Para elas o fracasso é um constrangimento inaceitável e deve ser evitado a todo custo. Se ela acha que não tem algum tipo de talento, então não tem, e não se deve nem tentar usa-lo. Estes indivíduos se prendem exclusivamente aquilo que já sabem para alcançar o sucesso.

Um estudo foi realizado com crianças, oferecendo a elas um quebra cabeças fácil e outro mais difícil. As crianças com midset fixo escolheram o mais fácil, pois sabiam que podiam completar com sucesso, já que o principal objetivo para elas é provar quão espertas elas são e garantir assim, sua superioridade nas coisas que realizam.

Já pessoas com midset progressivo acreditam que habilidades e talentos podem ser adquiridos e aprimorados, mesmo sem se ter nascido com estes dons. Para estas o fracasso não é vergonhoso e não deve ser evitado, pois é uma oportunidade de aprender e crescer.

No estudo citado acima, as crianças com atitude mental progressiva escolheram o quebra cabeças mais difícil, porque queriam tentar algo novo ou invés de algo familiar e que sabiam que iram concluir com facilidade.

Este midset encoraja indivíduos a procurarem por desafios, a esforçarem-se ao máximo e aproveitarem as novas oportunidades. Este tipo de atitude significa sempre se concentrar em como crescer e se desenvolver, melhorando o seu “eu” constantemente.

Com base nestes conceitos, podemos afirmar que o que as crianças deveriam aprender, e que sempre perseverar e se esforças ao máximo, é muito mais importante do que qualquer outra coisa. Não deveríamos impedir de que elas tentem sempre coisas novas, fazendo com que se sintam burras por falharem.E sim, encontrar uma maneira de ajuda-las a desenvolver estratégias melhores de aprendizados. Elas precisam entende que são capazes de fazer mudanças, trabalhando ativamente naquilo que querem mudar.

O elogio pode ser até um boa ferramenta para motivar crianças, mas apenas se feito de maneira adequada, você deve elogiar o esforço que a criança faz, não seu intelecto, talento ou sua velocidade. Elas precisam ser encorajadas a trabalhar duro e não devem ser elogiadas constantemente, porque isto alimenta o mindset fixo, que faz com ela precise de elogios e afirmações constantes. Os elogios devem ser concedidos quando verdadeiramente merecidos.

Quando uma crianças fracassa, é nosso dever como adulto transformar isto em uma experiência de aprendizado. Um nota baixa, por exemplo. devemos ajudar a enxergar que a razão para tal nota é fato de que precisa se esforçar mais para aprender o assunto.

Uma atitude mental fixa fara com que você se preocupe em se provar repetidamente e não o fará capaz de se concentra em se  tornar melhor em algo que deseja realizar, muitas vezes o fazendo desistir por achar que não será possível chegar lá, com pouco esforço e sem possibilidade de fracasso.

Já um midset progressivo fará você se esforçar ao máximo para buscar um objetivo, sem a preocupação de ser o melhor naquele momento, pois esta atitude permite que você entenda que tudo é uma questão de tempo, e que o momento agora é de se preparar para ter a certeza que primeiro é possível atingir este objetivo e depois se aprimorar para realiza-lo da melhor forma possível.

Ai a pergunto qual das atitudes mentais o fará mais feliz e realizado?

Pense nisso!!

Para saber mais recomento o livro MINDSET de Carol Dweck.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *