Resolver problemas ou encontrar soluções

Os solucionadores de problemas miram no curto prazo. Eles não pensam em como tentar eliminar problemas de modo a que ele não apareçam mais.

Já as pessoas com perfil de encontrar soluções, em contrapartida sabem que, quando surge um problema é responsabilidade delas encontrar uma solução, para assim não perderem tempo e dinheiro com ele no futuro.

São empreendedores natos.

Processo de Pensamento - Encontrar Solução para Problema

Empreendedores bem-sucedidos sempre procuram resolver um problema de maneira permanente ou encontrar uma solução nem que seja no longo prazo.

Entretanto, encontrar soluções é bem mais difícil do que resolver o problema, a busca é bem mais demorada e exige-se uma dedicação maior com bem mais tempo gasto.

Já as pessoas que naturalmente só tem a mentalidade de resolver o problemas, só vão procurar uma solução provisória e depois passar a responsabilidade para outra pessoa.

Então, essa outra pessoa precisa parar o que está fazendo e dedicar atenção ao problema a fim de “tentar” resolvê-lo.

Se sua mentalidade também for a de não ir em busca de uma solução definitiva, acontecerá a mesma coisa, ela passará o problema para  outra pessoa ou ela mesma estará em breve “tentando” resolver o mesmo problema.  

resolver-problemas-juntosA grande maioria dos problemas na área profissional são resultados de falhas de sistema, e não de fracassos ou lapsos de pessoas.

Empresas seja de qual porte forem, devem se preocupar em desenvolver sistemas baseados em processos bem definidos e bem implantados para reduzir problemas, e por consequência, serem mais produtivas.

Cabe aos lideres destas organizações o papel de solucionadores, através do desenvolvimento e implantação de processos que venham a entregar sistemas efetivamente produtivos e com baixos índices de geração de problemas.

Executar este papel não é fácil. Desenvolver disciplina organizacional e criar sistemas com processos bem definidos e com foco em resultados produtivos, não acontece em curto prazo, mas depois que tudo estiver funcionando os prêmios e os benefícios terão valido os investimentos e os esforços.

Desenvolver esta mentalidade de soluções é bem difícil no começo mas sem dúvida, é um dos grandes diferenciais entre o sucesso ou fracasso dos empreendimentos e dos empreendedores.

Em qual dos dois grupos você está inserido, nos que resolvem ou nos que solucionam?

Lembre-se, há sempre uma “solução”. Que tal ir busca-la?

Competências podem ser desenvolvidas e ampliadas !

Se você, a organização que trabalha ou a sua própria empresa sofre com este mal de frequentemente estar enfrentando os mesmos problemas, está na hora de repensar os seus processos.

Procure ajuda e tenha a  certeza que os investimentos que serão feitos, retornaram muito mais rápido de que imagina.

Se quiser conversar pessoalmente comigo, marque uma sessão de conhecimento para que possamos estudar as suas “soluções” sem qualquer compromisso.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *