Resolver problemas ou encontrar soluções

Os solucionadores de problemas miram no curto prazo. Eles não pensam em como tentar eliminar problemas de modo a que ele não apareçam mais.

Já as pessoas com perfil de encontrar soluções, em contrapartida, sabem que, quando surge um problema, é responsabilidade delas encontrar uma solução, para assim não perderem tempo e dinheiro com ele no futuro. São empreendedores natos.

Processo de Pensamento - Encontrar Solução para Problema

Empreendedores bem-sucedidos sempre procuram resolver um problema de maneira permanente ou encontrar uma solução nem que seja no longo prazo. Entretanto, encontrar soluções é bem mais difícil do que resolver o problema, a busca é bem mais demorada e exige-se uma dedicação maior com bem mais tempo gasto.

Já as pessoas que naturalmente só tem a mentalidade de resolver o problema, só vão procurar uma solução provisória e depois passar a responsabilidade para outra pessoa. Então, essa outra pessoa precisa parar o que está fazendo e dedicar atenção ao problema a fim de “tentar” resolvê-lo. Se sua mentalidade também for a de não ir em busca de uma solução definitiva, acontecerá a mesma coisa, ela passará o problema para  outra pessoa, ou ela mesma estará em breve “tentando” resolver o mesmo problema.  

resolver-problemas-juntosA grande maioria dos problemas na área profissional são resultados de falhas de sistema, e não de fracassos ou lapsos de pessoas. Empresas, seja de qual porte forem, devem se preocupar em desenvolver sistemas, baseados em processos bem definidos e bem implantados para reduzir problemas e por consequência, serem mais produtivas.

Cabe aos lideres destas organizações o papel de solucionadores, através do desenvolvimento e implantação de processos que venham a entregar sistemas efetivamente produtivos e com baixos índices de geração de problemas.

Executar este papel não é fácil. Desenvolver disciplina organizacional e criar sistemas com processos bem definidos e com foco em resultados produtivos, não acontece em curto prazo, mas depois que tudo estiver funcionando, os prêmios e os benefícios terão valido os investimentos e os esforços.

Desenvolver esta mentalidade de soluções é bem difícil no começo, mas sem dúvida, é um dos grandes diferenciais entre o sucesso ou fracasso dos empreendimentos e dos empreendedores.

Em qual dos dois grupos você está inserido, nos que resolvem ou nos que solucionam?

Lembre-se, há sempre uma “solução”. Que tal ir busca-la?

Competências podem ser desenvolvidas e ampliadas !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *