As cinco lições da liderança

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O assunto liderança é muito dinâmico e exige permanentes atualizações, um dos grandes desafios dos novos líderes, é manter um bom convívio com seus liderados e ao mesmo tempo administrar a pressão da busca pelos resultados esperados, que muitas vezes geram desconfortos e atritos na equipe e consequentemente, nesta relação.

No meu papel de líder de equipe já há alguns anos, e agora principalmente, atuando diretamente como coach de alguns profissionais desta posição, percebo mais claramente o quão difícil é esta missão. Assim resolvi voltar outra vez a este tema para jogar um pouco mais de luz nesta atividade de vital importância para as organizações.

A primeira lição de liderança: entender pessoas

Uma das características do líder é a sua capacidade de perceber, entender e compreender aspirações, expectativas, anseios e desejos dos seus liderados. Em breves contatos com seus liderados no dia a dia, deve extrair o máximo de informações sobre eles. É importante criar vínculos de forma natural, atentando-se a esses aspectos:

     • Como gosta de ser chamado.
     • Seus projetos: pessoais e profissionais.
     • Suas principais características: habilidades e dificuldades.

A segunda lição de liderança: criar compromisso

A melhor forma de comprometer uma equipe é estabelecer um termo de compromisso. Uma espécie de meta que irá unir todos envolvidos no mesmo projeto.

A terceira lição de liderança: tomar atitudes

Normalmente, define-se comportamento como a forma de fazer as coisas e atitude como a forma de agir em determinado momento. Ou comportamento é o modo de ser, e atitude, o modo de agir. Ou, ainda, comportamento é reação e atitude é iniciativa.

A quarta lição de liderança: assumir riscos

O risco é minimizado quando se tem conhecimento e habilidade. Que se tomem atitudes, mas correndo um risco calculado.

A quinta lição de liderança: ter um objetivo comum

Um grupo de pessoas não é uma equipe. Um grupo é formado por pessoas reunidas com propósitos diferentes. Podem estar juntas por um motivo qualquer. É o caso de amigos ao final de um dia de trabalho tomando uma cerveja. Ao final do dia, quando pessoas saem para uma happy hour, elas formam um grupo. Entretanto, algumas vão tomar cerveja, outras, caipirinha, refrigerante ou água, pois estão de dieta. Uma equipe tem um objetivo. Todos trabalham em função de uma meta comum. O objetivo direciona a energia das pessoas e as coloca lado a lado na intenção de atingi-lo. Um objetivo comum gera compromisso e cria sinergia entre as pessoas na busca de resultados.

O líder e a liderança

O equilíbrio emocional é decisivo para a personalidade de um líder e se manifesta mediante decisões rápidas e definitivas. O equilíbrio emocional faz o líder merecer confiança e apoio de seus liderados. Manter-se controlado e equilibrado significa agir do mesmo modo, perante uma crise ou uma situação tranquila. Outra característica do líder é a confiabilidade gerada pelo senso de justiça. Nas maiores dificuldades, o tratamento justo leva as pessoas a confiar e aceitar as situações, por mais difíceis que elas sejam. Um ponto importante é a coerência ante as situações. A coerência leva à confiabilidade. Não se nasce líder, torna-se líder.

Líder eficaz, equipe eficaz

Em muitas situações o fato de os liderados e a equipe não se desenvolverem e estacionarem em um quadrante, exigindo somente um estilo, pode ser causado pelo próprio líder. Este se sente confortável em um quadrante e não muda, criando a dependência dos liderados e da equipe. Ela vai estagnar por culpa do próprio líder. É preciso lembrar que a equipe é o retrato do líder. Se o líder for eficaz, a equipe será eficaz. Se ele for medíocre, ela também será.

A evolução pessoal permanente é a chave para se manter atualizado e a frente de todos. Tudo muda, precisamos mudar juntos para continuar entregando sempre o nosso melhor.

Pense nisso!!

Artigo expirado pelo livro – Liderando equipes para otimizar resultados de A. J. Limão Ervilha.


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