O papel do carisma na valorização da marca pessoal

LulaMoura Você e Carreira

Nunca na história do meio coorporativo, o tema poder de influência e persuasão foi tão levado em conta.

Com o crescimento da audiência dos meios digitais e seu uso como canais de venda, conquista e fidelização de clientes, a necessidade de uso das técnicas de influência tem sido cada vez mais estudas e praticadas.

É claro que com a disseminação destas técnicas, e os visíveis resultados que a capacidade de influência e persuadir as pessoas tem mostrado nos diversos campos em que tem sido aplicados, o interesse em trazer para o dia a dia este “poder” tem crescido bastante. Continue lendo “O papel do carisma na valorização da marca pessoal”

Direto ao ponto: Como construir uma marca pessoal forte!

Marca Pessoal forte por Lula Moura

Acredito que já é de conhecimento de uma grande maioria dos profissionais a importância do investimento na construção de uma marca pessoal forte e de valor para ser um dos grandes fatores de impulsionamento de suas carreiras.

Este processo de construção e gestão de uma marca de valor, não é algo que acontece em um estalar de dedos, nem tão pouco é algo que acontece por um acaso.

Vou aqui indicar alguns pontos para que você comece a trilhar este caminho com o mínimo de estratégia afim de que este objetivo seja construído e atingido. Continue lendo “Direto ao ponto: Como construir uma marca pessoal forte!”

A importância do comportamento para convencer e influenciar

O comportamento por Lula Moura

O que há de comum naquelas pessoas que conseguem sucesso em suas determinadas áreas?

Que habilidades, características, possibilitou-lhes este sucesso?

Simplesmente a capacidade de vender.

Estas pessoas foram acima de tudo grandes vendedores de suas ideias. Na verdade, seja qual for o produto vendido, tudo que vendemos são ideias, informações, conceitos.

Isto é que define o valor de qualquer produto.

Imagine alguém com uma ideia genial sobre uma droga que pode curar uma grave doença. Se não souber vendê-la para alguém que financie as pesquisas, laboratórios, equipamentos e a contratação dos pesquisadores assistente não poderá dar sequência a sua descoberta.

Continue lendo “A importância do comportamento para convencer e influenciar”

O momento para alavancar sua carreira é agora!

Evolução de carreira po Lula Moura

Você tem vontade de fazer algo diferente para alavancar sua carreira, algo para pelo menos ter a sensação de que está se movendo em prol disso, mas até agora não começou nada.

E os motivos são claros. Falta de tempo, vida agitada, crianças, marido, mulher, excesso de trabalho. Todos nós temos uma sobrecarga de obrigações, e o tempo não é suficiente para fazer tudo. Acontece com todo mundo, é normal.

Mas, cada vez que lê um artigo, uma reportagem ou até uma postagem em redes sociais, sente uma pressão e até um certo sentimento de culpa por não estar fazendo nem 10% do que é recomendado.

São recomendações bonitas: precisar estar bem informado, traçar estratégias, buscar evolução contínua, ter indicadores de performance, ter um bom autoconhecimento, e aí vai.

Então você se pergunta, como vou fazer tudo isso? É impossível para mim.

Continue lendo “O momento para alavancar sua carreira é agora!”

Os rumos do sucesso profissional

Rumo do sucesso - Lula Moura

A construção de uma carreira de sucesso é lenta, trabalhosa, e sem nenhuma garantia de que se vai alcançar exatamente os objetivos planejados.

O interessante é que a busca deste sucesso profissional é perseguida por nove em cada dez profissionais, mas poucos conseguem encontrar este ponto desejado.

O problema é que a falta desta conquista tem trazido, além de problemas emocionais para estes indivíduos, uma considerável perda de produtividade para as organizações por queda de motivação de muitos profissionais.

E esta desmotivação gera um ciclo vicioso de desconforto e desprazer, que resultam na estagnação profissional. Facilmente observada em diversos setores de uma organização, repletas de indivíduos que perderam o brilho nos olhos, e os sonhos profissionais, permanecendo por anos nas mesmas posições profissionais, com pouca ou sem nenhuma evolução na carreira.

Continue lendo “Os rumos do sucesso profissional”

Você é visível ou invisível em sua organização?

invible

Acompanhando bem próximo alguns profissionais que estão em busca de evoluírem profissionalmente, tenho hoje uma descrição prática daqueles que conseguem o objetivo de passarem sua carreira para um próximo nível de uma forma rápida, e daqueles que passam bem mais tempo ou não conseguem atingir este objetivo.

A diferença entre estes perfis de profissionais começa pela visão e ação rápida que o grupo que se destaca profissionalmente tem, em encontrar espaços vazios da organização ou de suas funções e preencher estes vácuos, procurando mais coisas além daquelas para as quais foram contratados.

Este grupo age sem dá muita atenção ao que está escrito em seu contrato de trabalho, porque isso é menos importante do que as entregas que são capazes de fazer e de mostrar.

Já o outro grupo, os que fazem parte da média, ficam claramente preocupados em não gastar energia com o serviço dos outros ou de responsabilidade “exclusiva” da organização. Fogem com frequências de trabalhos não remunerados.

Continue lendo “Você é visível ou invisível em sua organização?”

Como você quer ser comprado pelo mercado?

Seja bem comprado - Lula Moura

Vamos imaginar que você é um produto de supermercado, e está em uma prateleira gigante com milhares de outras marcas, parecidas com você.

Este supermercado se chama mercado de trabalho, e todo semestre, todo ano, fabricantes destes produtos, as chamadas faculdades de todo o país, despejam novos lotes e tipos destes produtos neste supermercado.

São milhares e milhares de novas marcas à venda, disputando espaço com você.

Todos querem ser comprados pelos melhores preços, e para isso oferecem o que tem de melhor, boas formações, fluência em outros idiomas, especializações específicas e até pós-graduações.

Continue lendo “Como você quer ser comprado pelo mercado?”

Ninguém precisa ser um génio para se destacar

Destaque profissional - Lula Moura

Ser um destaque na área profissional, ser reconhecido na sua área pelo trabalho que entrega ou conhecimento que possui, é possível para qualquer pessoa.

Nesta minha fase profissional em que tenho trabalhado com desenvolvimento pessoal, e até mesmo fazendo uma retrospectiva em minha vida, cada vez tenho mais certeza de que ninguém precisa ser um gênio para se destacar.

Sobretudo quando se pensa em aprendizagem e aquisição de novos conhecimentos, vejo muita gente se limitando, ou pior, achando que apenas ter o conhecimento ou a formação específica em determinada área o fará ser o diferencial.

Tenho percebido que muitas vezes estes resultados não vêm, porque muita gente não sabe exatamente o que quer, não estabelece uma estratégia de aprendizado quando necessário, e principalmente não sabe se posicionar para passar o que sabe de melhor, valorizando a sua marca pessoal.

Continue lendo “Ninguém precisa ser um génio para se destacar”

Como o seu perfil em redes sociais pode impactar a sua carreira

Redes Sociais - Lula Moura

Acredito que não é novidade para ninguém que hoje em dia, empregadores e recrutadores usam as redes sociais com uma grande relevância na análise de um profissional.

E isso pode inclusive impedir o seu progresso profissional ou até mesmo interromper a sua carreira.

Ter um perfil em redes sociais é algo bastante comum. Entretanto, o que muita gente não percebe é que este perfil pode passar a ser a representação da “marca pessoal” online do indivíduo.

Cada vez mais é bastante comum que a primeira experiência de uma pessoa com você se dê através de seus perfis em redes sociais.

Antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente, algumas pessoas e, inclusive recrutadores de empresas, verificam a forma como você se apresenta nestas mídias sociais. Continue lendo “Como o seu perfil em redes sociais pode impactar a sua carreira”

Como sua marca conquista atenção?

Sua marca em destaque

Vivemos numa era de excessos em que a informação disponível funciona como uma verdadeira avalanche de palavras, símbolos, cores, marcas, tipos de produtos.

Escolhas, escolhas, escolhas.

São opções de mais! Imagine o que temos disponível em informações. São números impressionantes que brigam por um espaço no cérebro das pessoas.

Hoje já é possível dizer que o dia a dia das pessoas é essencialmente dividido em três partes: trabalho, sono e mídia. Continue lendo “Como sua marca conquista atenção?”