A difícil tarefa de se autoavaliar

Seguindo a tendência que algumas organizações estão adotando, resolvi disponibilizar no meu site um questionário para que profissionais interessados possam, eles mesmos, fazerem uma autoavaliação de suas carreiras onlne.

Na verdade, trata-se de um questionário de múltipla escolha com algumas perguntas, cuja respostas são comparadas com a resposta de um profissional que obtém excelentes resultados em sua trajetória profissional, o que em tese, seria uma modelo a ser seguido.

Esta comparação de respostas gera uma nota para o avaliado que recebe uma breve descrição sobre o seu desempenho junto com esta nota, que são enviados para o e-mail.

Só que em seguida há um fluxo de mensagens que são disparadas em função desta nota e de algumas respostas críticas, com informações e fundamentos para direcionar melhor o avaliado para um caminho com mais probabilidade de encontrar um melhor desempenho profissional, abrindo a possibilidade de inclusive se estabelecer uma reunião online comigo para conversarmos individualmente sobre a sua carreira.

É daí que surge uma surpresa!

Nas entrevistas ao vivo, não raro aparecem algumas desconexões entre a maneira como a pessoa se vê, e como ela realmente é com relação as suas entregas profissionais.

Isto acontece porque normalmente temos alguns tipos de filtros, podemos dizer que até são naturais em função da personalidade e momento de cada um.

Quando o profissional é muito vaidoso e confiante demais, a sua autoavaliação normalmente é alta.

Já quando este profissional tem sua autoestima baixa, ou é extremamente crítico, não consegue demonstrar muitas vezes seus bons posicionamentos no resultado de sua autoavaliação, deixando-a a quem do que realmente deveria ser.

Estes filtros levam a erros na autopercepção, que comumente são percebidos no contato direto que revelam as diferenças entre o discurso e as ações.

Só que isso precisa vir à tona e ser mostrado para que haja uma real clareza para a busca dos reais objetivos profissionais.

Daí a importância do papel de um mentor, que em ação de sua atividade plena, tem a missão de servir, e não de agradar.

Entender o que se está fazendo de certo e errado no trabalho, se está realmente feliz com o que faz, saber o que deseja para o futuro, como melhorar a visibilidade do que entrega, e principalmente saber como realizar tudo isso, é o que trará os resultados positivos que todo profissional deseja.

Ir em busca de uma avaliação de carreira que consiga refletir todas as suas verdades, diante dos reais cenários que convive, é o caminho para gerar reflexões para o planejamento de todo o seu futuro profissional.

E este planejamento é o que dará o direcionamento claro e lhe poupará muitos esforços e recursos em busca do sucesso.

Sucesso este, que por incrível que pareça, muitos nem sabem ao certo qual é!

Se tiver interesse em fazer a sua autoavaliação de carreira online e grátis, e só visitar:

FAÇA SUA AUTOAVALIAÇÃO DE CARREIRA GRÁTIS