Um gênio sem uma marca forte, é um gênio desconhecido e de baixo valor

Face a enorme disponibilidade de profissionais preparados que disputam o mesmo espaço profissional, conseguir se destacar não mais se restringe a apenas a busca do aprimoramento técnico e acadêmico. As necessidades de entrega de resultados, cada vez mais são esperadas com um conjunto de atributos que envolve também o indivíduo como pessoa em seu papel na organização.

O objetivo de trabalhar a marca pessoal no ambiente profissional contribuirá para o aprimoramento de uma visão mais focada no próprio indivíduo, que poderá compreender qual o seu papel como um profissional único, e também como membro de uma equipe e uma empresa.

Este foco busca a todo tempo estratégias de como criar uma imagem dentro da organização que sirva de influência para o seu futuro, sua carreira e seus relacionamentos profissionais.

Muito longe de ser algo utópico, a Marca Pessoal pode ser trabalhada, mas ela só será verdadeira quando em sua base existir elementos fundamentais como os valores pessoais, talentos, estratégias de comunicação, parcerias e planos de ações devidamente alinhados com a essência natural deste indivíduo.

Lembre-se que a marca pessoal é a essência de como você é percebido e lembrado.

Quando vamos ao supermercado e escolhemos um produto entre as diversas opções apresentadas na prateleira, significa que a imagem positiva daquele produto nos convenceu a escolhe-lo. O mesmo funcionará na sua vida pessoal e profissional.

Para construirmos esta imagem positiva, é necessário termos em primeiro passo, um objetivo bem definido, que é o elemento fundamental para o desenvolvimento das estratégias de gerenciamento desta imagem que buscamos.

É importante ressaltar que estas ações devem ser direcionadas para solidificar as reais competências, talentos e até os pontos de melhorias existentes no perfil do indivíduo. Daí a necessidade de adotar como ponto de partida para este trabalho, um bom estudo voltado ao autoconhecimento.

Deve-se ter a todo tempo a necessidade da sustentabilidade desta imagem que será passada, e para isso, o caminho mais sólido só será encontrado quando fundamentado no conjunto de suas verdades.

Um bom trabalho no desenvolvimento da marca pessoal atua diretamente no fim do conformismo e no despreparo no que tange o gerenciamento de carreira, porque:

  • É a base para o planejamento de uma imagem pessoal e profissional de valor;
  • Permite o reconhecimento de suas competências e a forma correta de expô-las;
  • Demostra com criar, ampliar e gerenciar suas redes de contatos;
  • Reforça a autoestima e a coragem para enfrentar desafios;
  • Desperta a necessidade para o autodesenvolvimento e o autogerenciamento de sua carreira profissional e vida pessoal;
  • Amplia a percepção para lidar com as constantes mudanças;
  • Instrui sobre formas adequadas de postura e relacionamentos pessoais.

Com capacidade para pôr em prática estas ações, você estará apto a desenvolver com maestria e bom alinhamento sua proposta de valor:

  • Apresentação pessoal e comunicação;
  • Postura e ética;
  • Relacionamento social e profissional;
  • Visão e planejamento de sua imagem;
  • Autoconhecimento para gerar um plano de autodesenvolvimento;
  • Reconhecimento e mudanças de atitude;
  • Posicionamento adequado ao seu mercado.
Portanto, buscar o desenvolvimento de sua marca pessoal é hoje o melhor caminho para evoluir na sua carreira.

Temos hoje a obrigação de dizermos quem somos e do que somos capazes.

Temos que disponibilizar nossos conhecimentos e habilidades para a sociedade em geral.

Porém, se não nos mostrarmos de forma correta, com clareza e muita verdade, como poderão solicitar nossos serviços e entregarmos o que nos propusemos a entregar?

Afinal, todo e qualquer profissional para ter sucesso precisa que seu valor seja efetivamente percebido por seus “clientes” e pelo mercado em geral. Para que isso ocorra é preciso ir além das competências que compõem o perfil profissional.

É preciso usar técnicas e muitas estratégia para que você como marca possa ter o destaque que merece, pois, muitos profissionais têm seus reconhecimentos e suas demandas subestimadas pelo mercado, por deixarem de lado esta preocupação com a percepção que passam para este próprio mercado.

Pense nisso e se avalie, como está a sua marca pessoal hoje?

“Um gênio sem uma marca valorizada e forte, é um gênio desconhecido e com baixo valor de mercado.”

Se tiver interesse em transformar os seus talentos em oportunidades, venha falar comigo. O meu trabalho é ajudar profissionais a terem destaque e reconhecimento através da valorização de suas marcas pessoais.

No link a seguir disponibilizo um teste para você saber como está a sua marca pessol hoje. Clique e faça o teste