Como conquistar objetivos

Conquistar objetivos, atingir metas, exige algumas ações e atitudes que geralmente nos tiram da zona de conforto, ou nos levam a esforços além do que estamos acostumados. E estas condições contrárias comumente tornam-se fatores que impedem definitivamente a realização desta conquista.

objetivo

Se formos analisar a diferença entre as pessoas que realizam coisas e as que não realizam, veremos que o segundo grupo faz tudo que acredita ser importante, já as que realizam usam uma tática diferente. Elas têm um objetivo específico à frente e um senso claro de prioridade sobre o que querem fazer e sobre onde querem estar. Então, em vez de terem uma longa lista de afazeres, elas focam em uma pequena lista de coisas que precisam ser realizadas. Quando você se foca em prioridades reais, e trabalha sempre para cumprir um objetivo, consegue realizar muito mais.

Uma boa base para esta teoria é o famoso principio do economista italiano Vilfredo Pareto, que no século 19, desenvolveu o famoso princípio 80/20. De acordo com este princípio 80% dos problemas estariam em 20% das causas. Assim, se você pegar 20% dos 20% dos 20%, e continuar fazendo isso, logo chegará ao ponto mais importante. Devemos começar com aquilo que está em nossa frente e progressivamente cortar coisas que são menos importantes para alcançar nosso objetivo, até que finalmente alcancemos a questão mais importante. E é essa “a única coisa” na qual devemos prestar mais atenção.

Gosto de adotar em meus trabalhos de desenvolvimentos pessoal uma técnica para montar planos de ação, que estratifica o objetivo em diversas partes, contemplando exatamente esta ideia de buscar  o ponto desejado de forma fragmentada, diminuindo a distância do seu estado atual através de fragmentos que irão construir a conquista deste objetivo, e isto tem gerando grandes resultados para a maioria dos que querem realmente passarem para o grupo dos realizadores.

Ser uma pessoa realizadora de fato, é uma grande competência para a conquista do sucesso. Muitas pessoas nunca perseguem seus grandes sonhos. A razão para isso é que elas começam a acreditar que tudo que é grande demais é também ruim e difícil de conquistar. Muitas têm medo de serem bem-sucedidas e decidem se contentar com menos. Em vez de pensarem e viverem assim, elas deveriam desenvolver o hábito de “pensar grande”.

Uma pessoa que pensa grande vai agir e reagir de maneira diferente das demais como pensamento contrário. Existem também alguns ingredientes importantes para pensar grande:

  1. Em vez de escolher entre as receitas tradicionais de vida e carreira que a sociedade recomenda, você deve imaginar todos os caminhos possíveis e seus resultados, e pensar também fora da caixa.
  2. Seja inteligente e corajoso. Você deve procurar sistemas, modelos, relacionamentos e hábitos que funcionaram para outras pessoas que alcançaram o sucesso e seguir seus exemplos.
  3. Fracassos são uma parte integrante da jornada. Em vez de procurar por eles como uma evidência de que você é ruim em alguma coisa, aprenda a pensar no fracasso como um atraso temporário. Aprenda com seus erros e continue avançando.

Podemos alcançar coisas extraordinárias? A resposta mais fácil a essa pergunta é que devemos viver nossas vidas com um propósito claro. E para fazer isso, devemos descobrir o que nos motiva e o que queremos mais do que tudo.

Nosso propósito é a fonte da nossa felicidade pessoal e também a fonte da nossa força. Precisamos saber o que queremos e nos esforçarmos para alcançar esse objetivo. As pessoas que têm um propósito definido em suas vidas estão mais propensas a alcançar seus objetivos.

Depois que descobrimos nossa “missão de vida”, devemos viver para a produtividade. Isso significa que para alcançar esta “missão”, devemos saber como evitar coisas que são distrações e nos impedem de alcançarmos nossos objetivos, desperdiçando nossos tempo, recurso e energia.

A busca do autoconhecimento é o primeiro passo para saber o que realmente queremos e precisamos para as nossas vidas e para a conquista do sucesso, e sem dúvidas a grande chave que abre os caminhos para o encontro de nossa realização pessoal e profissional.

Pense nisso!!

Se você tem interesse em saber mais como trabalhar o seu autoconhecimento como ferramenta de conquista de objetivos, assina a minha newsletter, a receba textos voltados a este tema e a temas de evolução profissional. Será um grande prazer compartilhar e trocamos ideias para a busca da nossa melhor versão.

Se houve interesse por este artigo e acha que um ou mais amigos seus precisariam ter conhecimento sobre o assunto, compartilhe para este amigo ou para as timelines de suas redes sociais, usando os botões específicos que aparecem ao redor, você pode também comentar e expressar sua opinião e dúvidas, terei o maior prazer em interagir com você.

Eu sou Lula Moura especialista em carreira, realização profissional e reforço de sua marca pessoal. Para fazer contato comigo use o formulário de contato ou o meu WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *