Teste comportamental DISC

O teste comportamental DISC avalia o estilo de comportamento que uma pessoa apresenta em um determinado ambiente. E é baseado na teoria desenvolvida pelo psicólogo William Moulton Marston

A avaliação leva este nome por afirmar que existem quatro traços básicos de comportamento nas pessoas: Dominância (D), Influência (I), Estabilidade(S), Cautela(C). Vale lembrar que não somos 100% um só estilo. Na verdade, costumamos ter um ou dois estilos que predominam, e os demais participando de alguma forma para formar um padrão comportamental.

Teste Comportamental DISC

Podemos fazer uma analogia a uma impressora colorida. Ela gera milhões de cores a partir de quatro cores básicas, sendo que a dosagem de cada uma destas “bases”, formarão um conjunto que caracterizará uma cor única e com suas características.

Dá mesma forma que não existe uma cor melhor do que a outra e sim, e sim, uma cor ideal para aquela necessidade, não há comportamento ideal e sim, o mais apropriado para o momento e função a ser realizada.

Dai a importância de você conhecer o seu modelo comportamental e suas características baseadas nesta teoria, pois de fato, ela tem sido usada fortemente no meio corporativo para montar times alinhados, e na alocação de pessoas para funções compatíveis com os seus padrões comportamentais.

Imagine você como um líder tendo todas as informações de comportamento de seus liderados, sabendo o que os motiva, qual o ambiente e modelo ideal para aumentar a sua produtividade, em que momento ele se sente desafiado, entre outras informações de conhecimento comportamental que podem ser direcionado para o sucesso de um empreendimento profissional.

O teste que aplico gera informações em três aspectos de análise comportamental. A primária que é a que você busca ser no ambiente em que mais vive (geralmente o profissional). A secundária que é o que você é quando está no modo “natural”, e o adaptado que é o que você entrega, na verdade uma fusão do primário e do secundário.

 

  • Exemplo de um dos gráficos do relatório


Gráfico DISC

O teste gera um relatório de sete páginas através de perguntas respondidas em uma aplicação online que é envida para o e-mail do candidato a análise. Apesar deste relatório apresentar breves descrições padronizadas, só um analista comportamental é quem tem a habilidade de oferecer uma devolutiva completa e detalhada sobre o perfil comportamental avaliado, identificando pelas dosagens dos traços básicos de comportamento, todas as reações que revelam pontos fortes e de melhorias quando alinhado com as atividades profissionais que este pratica, ou pretende praticar.

O teste de comportamento é, sem dúvidas uma das grandes ferramentas que ajudam no autoconhecimento pessoal e principalmente profissional.

Saber o que é e onde estar, e a premissa básica para saber para onde ir.

Se tiver interesse em saber mais, ou desejar realizar e receber uma devolutiva online deste teste comportamental DISC. É só fazer contato comigo pelos pagina de contato ou pelo meu WhatsApp.

Um grande abraço.