Todas as instituições tem espaços vazios na escala de poder e de atividades em suas estruturas organizacionais. E quem preenche esses vazios, assumindo responsabilidades, pelos outros ou pela instituição, conquista poder através destes espaços.
Uma vez assumido esse controle, ele raramente é questionado ou desafiado, e com o passar do tempo, ele se tornará legítimo e inquestionável.
Um bom caminho para aumentar a autoridade profissional, é estar sempre observando estes espaços vazios e buscando uma solução para preenchê-los, como forma de impulsionar a sua marca pessoal e dar maior valor à sua carreira.
Esta estratégia hoje é tratada no marketing tradicional como posicionamento, que nada mais é, do que ser colocar em uma posição que gera visibilidade onde há nenhuma ou pouca concorrência.
Segundo esta teoria dos espaços, todas instituições deixam brechas, e quem preenche estes vácuos e entrega valor percebido para estas instituições, passa a ser visto como o responsável por aquele valor entregue e com isso, torna-se a marca daquela solução.
Vamos ver um exemplo bem abrangente. Os vazios que o poder publico deixa em uma sociedade, com inúmeros problemas críticos.
Isto cria espaços para surgimento de ONGs para preenchê-los, e dependendo da “dor” que estes problemas críticos tem de relevância, e da solução que estas organizações não governamentais entregam, as tornam uma referência para o setor, dando-lhes bastante visibilidade e autoridade na área.
Esta mesma estratégia pode ser adota a sua marca pessoal na sua atividade profissional.
Numa empresa há cargos com especificações bem definidas, mesmo nestes casos, é possível fazer o algo a mais, encontrar o espaço que as especificações não contemplaram e que você pode explorar para criar um diferencial.
Um outro caso bastante comum, é encontrar gargalos na operação e encontrar oportunidades de usar os seus talentos e pontos fortes para apresentar soluções para sanar estes gargalos.
Não tenha dúvidas, este é o procedimento que mais gera sucesso, reconhecimento, e promoções em uma carreira. e que na maioria das vezes, passa despercebido por muitos profissionais.
No processo de aumento da autoridade profissional através da valorização da marca pessoal que costumo aplicar, solicito aos clientes uma análise das atividades de seu departamento ou função, para que eles mesmos identifiquem nos seus dia a dia, quais são os problemas e as inconformidades que mais atrapalham o desempenho para entrega dos resultados esperados.
Após isso, e já de posse de um autoconhecimento bem desenvolvido em etapas anteriores, verificamos se estes profissionais possuem talentos e pontos fortes para aplicar as competências necessárias para preencherem estes espaços.
E se for ocaso, desenvolvemos um plano de ação bem estruturado para que seja possível oferecer esta solução com um reflexo positivo e direto para a marca pessoal, criando assim um terreno fértil para aumento da autoridade na área através de uma solução marcante para o processo.
No livro o jogo do poder, Helga Drummod apresenta um quadro que permite visualizar vazios nas descrições de cargos e nas descrições de organizações e métodos das empresas.
Segunda ela existem três zonas na organizações: 1) zona permitida; 2) zona opcional; 3) zona proibida. Ela afirma que “mesmo em sistemas mais rígidos, os empregados sempre tem uma margem de opção”.
Os três níveis abaixo mostram um pouco destas zonas de controle organizacional:
1 – A zona permitida
Representa o que a organização permite e/ou encoraja explicitamente, como acordos de estacionamentos, direito de férias, horários e acordos de compersações, procecedimentos operacionais e assim por diante.
2 – A zona opcional
Engloba as questões sobre as quais as regras e normas não dizem nada, são flexíveis ou ambíguas. Não há como englobar todas as regras para os comportamentos humanos.
3 – A zona proibida
Representa as questões que a organização proíbe expressamente, como “serviços por fora”, certos tipos de vestimenta e assim por diante
Nas três zonas é possível encontrar espaços a serem preenchidos, mas é nas “permitidas” e “opcionais” que os grandes vazios estão instalados e à espera de alguém para serem preenchidos.
É ai que estão os espaços para crescer. Os espaços que irão lhe permitir mostrar a sua autoridade como peça de destaque dentro dos processos da organização,
Este é um método que pode transformar você em uma marca que gera solução que agrega valor para sua equipe, departamento ou até para a organização como um todo. É só estar atento e atuar com estratégia no ponto certo..
Você está apto para encontrar estes espaços e preenche-los com maestria ao ponto de se tornar uma marca de valor e levar sua carreira para um próximo nível?
Que tal começar avaliando a sua marca pessoal no momento?
No link abaixo disponibilizo um teste para sua marca pessoal e algumas dicas e insights para aumentar a sua autoridade profissional.
É só clicar para conhecer este meio prático e objetivo de levar a sua carreira para o próximo nível. Clique aqui para o teste.
…
Se houve interesse por este artigo e acha que um ou mais amigos seus precisariam ter conhecimento sobre o assunto, compartilhe para este amigo ou para a timeline de suas redes sociais usando os botões específicos que aparecem ao redor, Você também pode comentar e expressar sua opinião e dúvidas, terei o maior prazer em interagir como você.
Eu sou Lula Moura especialista em carreira, realização profissional e reforço de sua marca pessoal, para fazer contato comigo use o formulário de contato ou o meu WhatsApp.