Da mesma forma que um produto de valor que é lançado no mercado precisa conhecer, além de suas características, os interesses do seu público alvo.
Um profissional para criar uma marca pessoal de valor precisa também ter ciência de pontos básicos para se posicionar de uma forma que seja possível criar uma visibilidade consistente ao ponto de impulsionar a sua carreira.
Para se ter um enquadramento preciso sobre o posicionamento de sua marca pessoal, é preciso ter um conhecimento de alguns pontos para que seja possível adotar uma estratégia de ação.
Continuando esta analogia com um produto, um profissional precisa ter bem claro em sua estratégia de posicionamento a respostas correta perguntas como:
- Quem são as pessoas ao qual será preciso melhorar a sua visibilidade, o seu público alvo?
- Quais são os seus diferenciais positivos em relação ao seu meio profissional?
- Os seus “clientes” estão satisfeitos com as suas entregas, ou há alguns sinais por parte deles que algo precisa melhora?
- O que estes “clientes” mais valorizam em você?
- Qual o nível do relacionamento pessoal com estes “clientes”?
- Você tem e conhece as possíveis pessoas que fazem objeções a sua evolução profissional?
- Você tem conhecimento e clareza dos pontos que precisa melhorar?
A resposta consciente e segura a estas questões serão muito úteis para avaliar o estado atual da sua interação com o seu “público-alvo”.
Tendo esta análise, é importante que seja aplicada um conjunto de estratégia que devem ir de encontro ao interesse desse público, de uma forma clara, bem direcionada e sempre alinhada com seus valores pessoais.
A clareza no conhecimento e expectativas destes “clientes”, e do seu autoconhecimento, são a base para a criação de uma visibilidade expressiva para sua marca pessoal. Sem isso é muito difícil oferecer a estes, aquilo que verdadeiramente esperam de você.
Como um produto que agrega bons benefícios para um usuário, você deve passar a mesma sensação com as entregas que realiza na área profissional, e isso não se restringe apenas as habilidades técnicas da profissão, mais também, e com muita relevância, as habilidades comportamentais e de relacionamento.
Ter boas relações de proximidade, além de favorecer a sua torcida “a favor”, ajudará a sua percepção das reais necessidades destes clientes no dia-a-dia.
A informação, o conhecimento e personalização são aspectos fundamentais, daí a necessidade de se criar uma sinergia perfeita entre estes três fatores.
Tão importantes quanto boas entregas, é a visibilidade, a aceitação e principalmente a percepção de que esta entrega foi feita por você em um estilo próprio, marcante e excedendo o básico.
Lembre-se que tudo e importante e relevante para a criação de uma marca pessoal de sucesso, por isso, não menospreze pontos importantes que possam prejudicar a boa visibilidade de sua marca, por mais insignificante que possa ser.
A sua estratégia precisa ser muito bem montada e baseada nas suas verdades. Se não tiver esta clareza ou segurança de ação, peça ajuda.
No mercado competitivo em que nos encontramos, não podemos nos contentar em fazer o básico, é preciso fazer além, para se destacar e principalmente se fazer perceber por isso como um grande produto de valor.
E não tenha dúvidas, a sua carreira irá agradecer.
Se tiver interesse em conversar mais sobre este assunto, é só fazer contato comigo através do meu perfil, ou se preferir, expressando sua opinião nos comentários para que mais pessoas possam interagir também com suas percepções.