Administre bem a concorrência

Em todos os setores há a presença da concorrência.

E isto é algo que teremos que conviver no dia a dia.

É certo que algumas pessoas encaram esta concorrência como uma ameaça, alguma vezes na área profissional, até como uma disputa.

Mas no meu ponto de vista, a forma mais inteligente de encarar a concorrência é como uma oportunidade de buscar a melhoria contínua.

Se não tivemos uma concorrência como ameaça a nossa posição, dificilmente sentiremos a necessidade de melhorar, de inovar e de nos diferenciar de forma positiva destes que nos ameaçam.

Na verdade, esta é uma realidade que enfrentamos desde que nascemos, a competição é algo que faz parte de nosso dia a dia, por isso a necessidade de se encarar este cenário com naturalidade, caso contrário, poderá vir a ser vítima das suas limitações e do desfoque em melhorias causados por posturas e ações pessoais de confrontos desnecessários.

Ter a auto-estima de atuação na sua área elevada, e considerar-se como um grande especialista da matéria, pode ser algo perigoso, porque poderá não valorizar de forma necessária todos os componentes envolvidos neste cenário.

O inconformismo, a meu ver, é a atitude que deverá ser aplicada para que nunca venha a descansar sob “a sombra da bananeira”, porque caso o faça, certamente será ultrapassado pelos concorrentes.

Mesmos já tendo uma marca pessoal de prestígio na sua área, não será suficiente caso não se antecipe e acompanhe as tendências do mercado, agindo com seriedade e profissionalismo, tendo a consciência que há sempre algo a melhorar do ponto de vista pessoal e profissional.

Adotar uma postura de superioridade perante esta situação, não é a melhor prática.

O ideal é que consiga manter o foco e a humildade suficiente para encarar todos os dias como se um novo desafio aparecesse para ser conquistado.

Se reavalie e parta para entregar cada vez melhor o que sabe fazer.