Qual a postura que você adota na crise?

Lula Moura - Evolução profissional na crise

Dia desses me deparei com uma publicação aqui no Linkedin que dizia que este “novo normal” que todos andam falando, nada mais é, na sua grande maioria, uma antecipação brusca de mudanças que certamente iriam chegar mais cedo ou mais tarde.

De fato há um fundo de razão, mas o problema é que tudo foi muito rápido, e esta velocidade está sendo um dos componentes mais marcantes da crise que estamos vivendo.

Há diversas empresas e pessoas perdidas neste cenário, mas é aí que para muitos, principalmente para aqueles que têm uma alta autoeficácia, que surgem as oportunidades. Continue lendo “Qual a postura que você adota na crise?”

Como as empresas tem usado a avaliação de perfil comportamental

Lula Moura - Avaliação Comportamental

Algumas empresas já adotam como padrão a análise de perfil comportamental nas fases de recrutamento e seleção.

Além disso elas têm adotado a aplicação de testes comportamentais também para montar equipes, e para servir de ferramenta de conhecimento e direcionamento de ações para líderes de equipes.

Isso tudo é possível através de testes cuja assertividade ultrapassa os 97%.

Entre estes testes de análise comportamental, os baseados na filosofia DISC são os mais utilizados e aceitos pelas empresas.

É bom deixar claro que estes testes fundamentados no DISC, não são apenas ferramentas que servem unicamente para as empresas, eles são sim, excelentes para fornecer informações valiosíssimas de autoconhecimento para profissionais. Continue lendo “Como as empresas tem usado a avaliação de perfil comportamental”

O momento para alavancar sua carreira é agora!

Evolução de carreira po Lula Moura

Você tem vontade de fazer algo diferente para alavancar sua carreira, algo para pelo menos ter a sensação de que está se movendo em prol disso, mas até agora não começou nada.

E os motivos são claros. Falta de tempo, vida agitada, crianças, marido, mulher, excesso de trabalho. Todos nós temos uma sobrecarga de obrigações, e o tempo não é suficiente para fazer tudo. Acontece com todo mundo, é normal.

Mas, cada vez que lê um artigo, uma reportagem ou até uma postagem em redes sociais, sente uma pressão e até um certo sentimento de culpa por não estar fazendo nem 10% do que é recomendado.

São recomendações bonitas: precisar estar bem informado, traçar estratégias, buscar evolução contínua, ter indicadores de performance, ter um bom autoconhecimento, e aí vai.

Então você se pergunta, como vou fazer tudo isso? É impossível para mim.

Continue lendo “O momento para alavancar sua carreira é agora!”

Como você quer ser comprado pelo mercado?

Seja bem comprado - Lula Moura

Vamos imaginar que você é um produto de supermercado, e está em uma prateleira gigante com milhares de outras marcas, parecidas com você.

Este supermercado se chama mercado de trabalho, e todo semestre, todo ano, fabricantes destes produtos, as chamadas faculdades de todo o país, despejam novos lotes e tipos destes produtos neste supermercado.

São milhares e milhares de novas marcas à venda, disputando espaço com você.

Todos querem ser comprados pelos melhores preços, e para isso oferecem o que tem de melhor, boas formações, fluência em outros idiomas, especializações específicas e até pós-graduações.

Continue lendo “Como você quer ser comprado pelo mercado?”

Como o seu perfil em redes sociais pode impactar a sua carreira

Redes Sociais - Lula Moura

Acredito que não é novidade para ninguém que hoje em dia, empregadores e recrutadores usam as redes sociais com uma grande relevância na análise de um profissional.

E isso pode inclusive impedir o seu progresso profissional ou até mesmo interromper a sua carreira.

Ter um perfil em redes sociais é algo bastante comum. Entretanto, o que muita gente não percebe é que este perfil pode passar a ser a representação da “marca pessoal” online do indivíduo.

Cada vez mais é bastante comum que a primeira experiência de uma pessoa com você se dê através de seus perfis em redes sociais.

Antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente, algumas pessoas e, inclusive recrutadores de empresas, verificam a forma como você se apresenta nestas mídias sociais. Continue lendo “Como o seu perfil em redes sociais pode impactar a sua carreira”

Não se contente em estar na média

Saia da média por Lula Moura

Você já parou para pensar que em várias ocasiões de nossa vida nos contentamos em ser apenas medianos e, como isso, pode ser um fator limitante pessoalmente e até profissionalmente?

O pior de tudo é que a maioria das pessoas parecem satisfeitas e acomodadas em “estar na média”

– “Faço isso tão bem quanto os outros”,

– “Não sou melhor e nem pior que ninguém nessa tarefa!”

Vou resgatar o meu lado cartesiano de estudante de engenharia agora.

Vamos imaginar um gráfico de dispersão. Neste gráfico existem vários pontos distribuídos, onde cada ponto pode, por exemplo, representar um indivíduo e cada eixo uma variável qualquer, nossas habilidades ou comportamentos de um modo geral.

O que você faz profissionalmente?

Qual a sua profissão é algo que perguntamos e respondemos corriqueiramente de forma até automática.

Só que se formos afundo nesta questão veremos que “estaremos errado”, tanto na pergunta como na resposta desta questão.

Do ponto de vista da pergunta, acho o termo não muito adequado de ser usado para se formar a “visão profissional” de uma pessoa. Afinal, a profissão pode ser algo temporário e, em muitas situações, nem sempre é o melhor de quem somos profissionalmente.

Continue lendo “O que você faz profissionalmente?”

O roteiro para uma carreira feliz

Delicidade na carreira por Lula Moura

Você já parou para analisar por que algumas pessoas evoluem facilmente e transitam com grande articulação nos degraus do crescimento profissional, e atingem o sucesso e a realização nesta área de forma consistente bem mais rápido do que a maioria?

Se for a fundo nesta análise encontrará rapidamente um outro extremo. O de profissionais que se encontram estagnados, perdidos e consequentemente desgostosos e infelizes com suas profissões.

O que explica as duas situações está associado ao portfólio técnico e emocional de cada profissional que permitir o perfeito “encaixe” com a sua carreira.

Este conjunto de características técnicas e emocionais alinhados à carreira, quando analisado se apresenta como, objetivos claros, papeis adequados, talentos funcionais, valores pessoais respeitados e ações que funcionam.

Continue lendo “O roteiro para uma carreira feliz”

Motivação é uma necessidade além das competências técnicas

Motivação por Lula Moura Coach

Em um mundo cheio de desafios profissionais e pessoais, sentir-se motivado é bastante importante.

A automotivação é, em sua essência, a força que te leva a fazer as coisas, e a realizar aquilo que deseja.

Não vamos entrar aqui no tema motivação sobre o ponto de vista acadêmico, afinal há muitos estudiosos, livros e artigos que tratam deste assunto com bastante competência.

Quero registrar aqui apenas uma percepção pessoal, com base nas minhas experiências profissionais obtidas junto aos clientes que me contratam.

A automotivação pode ser vista como uma habilidade chave para o desenvolvimento pessoal e profissional. Continue lendo “Motivação é uma necessidade além das competências técnicas”

Qual é o seu propósito profissional?

propósito profissioanl - Lula Moura Coach

Propósito profissional, vida feliz no trabalho, valorização da carreira, são temas bastante recorrentes, seja para jovens que estão ingressando do mercado de trabalho, para profissionais experientes que estão buscando novos desafios, ou para aqueles que ainda não se encontraram completamente no meio profissional.

Cada vez mais fica claro para mim que este conceito de se ter um propósito não é simplesmente um “papo bonito” como alguns pensam.

Sem propósito, sem fazer algo que te realize profissionalmente, não há como carregar o fardo por muito tempo e por longas distâncias.

Continue lendo “Qual é o seu propósito profissional?”