O momento para alavancar sua carreira é agora!

Você tem vontade de fazer algo diferente para alavancar sua carreira, algo para pelo menos ter a sensação de que está se movendo em prol disso, mas até agora não começou nada.

E os motivos são claros. Falta de tempo, vida agitada, crianças, marido, mulher, excesso de trabalho. Todos nós temos uma sobrecarga de obrigações, e o tempo não é suficiente para fazer tudo. Acontece com todo mundo, é normal.

Mas, cada vez que lê um artigo, uma reportagem ou até uma postagem em redes sociais, sente uma pressão e até um certo sentimento de culpa por não estar fazendo nem 10% do que é recomendado.

São recomendações bonitas: precisar estar bem informado, traçar estratégias, buscar evolução contínua, ter indicadores de performance, ter um bom autoconhecimento, e aí vai.

Então você se pergunta, como vou fazer tudo isso? É impossível para mim.

É! Não é fácil mesmo, e talvez seja esta a razão da grande maioria dos profissionais deixarem as suas carreiras à deriva, atuando esporadicamente em alguns pontos, fazendo um treinamento, um curso, uma nova formação sem qualquer estratégia, ou ficando completamente estagnado mesmo.

Bom! Todos nós temos a mesma quantidade de tempo diário. O que vai diferenciar é a prioridade que vamos definir para selecionar e agir para determinadas ações, em prol dos objetivos que desejamos.

Então já temos o primeiro passo para definir as estratégias para a evolução de nossa carreira, que é, definir o que queremos.

A definição clara de nossos objetivos profissionais, vão nortear o foco para ajudar a definir os recursos, as necessidades e os investimentos necessários para o avanço de sua carreira e a geração de valor para a sua marca pessoal.

Se você não souber para onde realmente que ir, vai querer abraçar tudo que vai passar a sua frente, jogar energia onde não deve, ler conteúdos que não tem a menor importância para o que deseja, e não irá chegar a lugar nenhum.

Não estou dizendo que você não deve ir atrás de novidades e novos conhecimentos, longe de mim, mas quando você sabe o que quer com clareza, a sua capacidade de se envolver ou não com novas perspectivas é muito mais seletiva e apurada.

Seus objetivos são o filtro na hora de selecionar o que servirá de conhecimento potencializador para a sua carreira e marca pessoal.

Se você quer o destaque em determinada área, é claramente recomendável que se deve buscar informações, relacionamentos, aprendizados e qualquer tipo de ação relativas a esta área, dando apenas uma passada rápida em outros pontos.

Ser seletivo evitará que se acumule excessos de informações e ações que não ajudarão na busca de seus objetivos, e assim poderá se dedicar mais naquilo que realmente interessa.

É isso então!

Basta escolher os objetivos que se quer para a carreira, buscar focar em temas e ações para a área que se deseja, e montar uma estratégia para evoluir.

Mas como se consegue isso?

Como muita autoanálise, que pode ser aplicada por você mesmo, ou com a ajuda de outras pessoas, como um amigo mais experiente, um familiar, ou até um profissional especializado para definir com segurança as estratégias corretas para estabelecer estes filtros, e os meios para balizar e medir esta evolução.

Saber usar o seu tempo dando prioridades aquilo que leva ao encontro dos objetivos traçados, é fator relevante para a realização e felicidade na vida pessoal e profissional.

Se tiver a oportunidade de conversar com alguém que consegue atingir os seus objetivos, facilmente verá que ele tem uma estratégia definida e um foco bem direcionado para esta estratégia.

E aí!!

Que tal começar agora colocando no papel os objetivos profissionais que deseja? Não deixe para amanhã, quando se deseja algo importante, há um ditado que diz: AMANHÃ É NUNCA.