E se a onda da mudança surgir na sua frente?

Não há como negar, estamos num cenário que em uma fração de minutos tudo pode mudar nas nossas vidas e principalmente em nossas carreiras, nos deixando completamente desatualizados num curto espaço de tempo.

Profissionais tidos como competentes, podem ficar desenquadrados sem sequer se aperceberem do que realmente se passou, para que sua percepção das condições profissionais seja completamente modificada.

Para evitar este impacto, buscar atualização constante em sua área de atuação, é o básico que se deve fazer para enfrentar com maior segurança todas as mudanças que possam vir a acontecer.

Mas isso não é o suficiente, o diferencial para se sobressair em momentos como estes, é aumentar a visibilidade positiva, para aí sim, ter uma maior probabilidade de vir a ter sucesso independente de qualquer mudança que possa vir a ocorrer.

As pessoas gostam de estar ao lado de quem tem uma boa imagem pessoal e profissional porque sentem-se seguras, confiantes e também ganham visibilidade.

Por isso investir na valorização de sua marca pessoal, irá permitir que outras pessoas olhem para você, com mais admiração e com vontade de estar ao seu lado, independentemente das mudanças que venham a acorrer nos cenários que trafega.

Para se analisar com propriedade com relação a estar ou não preparado para estas mudanças que certamente virão. É interessante fazer uma reflexão sobre as seguintes questões:

Permaneço onde estou ou mudo de lugar?

Esta pergunta ajuda a avaliar o nível de risco que estamos dispostos a enfrentar na nossa vida.

Se a sua decisão for ficar onde está, é preciso avaliar se a sua marca pessoal já tem valorização e visibilidade suficiente para que seja reconhecida pelas outras pessoas por suas competências e méritos.

Neste caso, considere escolher as seguintes opções:

1-     Monte uma estratégia para subir de nível em sua carreira, de forma a ganhar mais visibilidade para vir a enfrentar com segurança todas as mudanças que venham a ocorrer num futuro próximo.

2-     Se verificar que não há condições nem espaço para evoluir na carreira dentro do setor ou da organização, busque adquirir novas competências ou se alocar em outros setores que lhe permitam uma maior visibilidade.

Se constatar que o seu cenário, empresa ou cidade que atua, não se compatibiliza com suas habilidades e com suas pretensões, considere as seguintes opções:

1-     Mude de empresa ou cidade se possuir estrutura para isso.

2-     Busque encontrar espaços dentro do seu cenário fazendo o que for necessário para aumentar a sua visibilidade ao mesmo tempo que busca uma recolocação em um ambiente mais enquadrado com as suas perspectivas.

Tudo isso pode parecer demasiadamente teórico, mas tem uma enorme aplicabilidade prática se for encarado com frequência e foco apropriados na análise, e com uma eficaz estratégia de execução.

O que não se deve fazer é permanecer estático acreditando que nada irá mudar, pois com isso, correrá um sério risco de ficar desatualizado e sem nada para se agarrar quando a grande onda da mudança se levantar na sua frente.

Mais importante do que investir em uma carreira com foco em uma única empresa, é investir na sua marca pessoal, porque esta será a sua única garantia que terá para o seu sucesso no futuro.

Lembre-se, bons produtos e com marcas fortes não sobram nas prateleiras!