O roteiro para uma carreira feliz

Você já parou para analisar por que algumas pessoas evoluem facilmente e transitam com grande articulação nos degraus do crescimento profissional, e atingem o sucesso e a realização nesta área de forma consistente bem mais rápido do que a maioria?

Se for a fundo nesta análise encontrará rapidamente um outro extremo. O de profissionais que se encontram estagnados, perdidos e consequentemente desgostosos e infelizes com suas profissões.

O que explica as duas situações está associado ao portfólio técnico e emocional de cada profissional que permitir o perfeito “encaixe” com a sua carreira.

Este conjunto de características técnicas e emocionais alinhados à carreira, quando analisado se apresenta como, objetivos claros, papeis adequados, talentos funcionais, valores pessoais respeitados e ações que funcionam.

Para que este cenário se consolide de forma a transformar a carreira profissional em uma fonte de realizações, alguns pontos precisam ser atendidos e estarem presentes para que este portifólio favorável se ofereça com consistência.

Vou apresentar e detalhar algumas questões com base em minhas experiências práticas, junto a profissionais que atendo em busca de expansão de suas carreiras, transição, planejamento e até recolocação.

Estas questões quando respondidas com clareza e segurança, entregam a profissionais este portfólio que habilita a escolha e direcionamento de melhores caminhos para a vida profissional.

Quem é você?

Saber se reconhecer é fundamental para fazer escolhas certas. Passar por um processo de autoconhecimento e mapeamento emocional é a base que dará os fundamentos necessários para os melhores direcionamentos na área profissional.

É preciso que você saiba onde está, para saber para onde ir.

O que você quer da vida?

É comum não podermos escolher as alternativas mais adequadas, seja em razão de necessidades financeiras, seja por falta de opções do próprio mercado.

Entretanto, isto não é razão para não se saber o que realmente se quer da vida. Pois se souber o que realmente é bom para você, ficará atento a todo momento para às oportunidades de mudar para melhor.

Quando se faz aquilo que gosta, os resultados fluem mais fácil e a felicidade e realização certamente estarão presentes.

O você tem a oferecer ao mercado?

O produto “você” tem características, crenças, habilidades, qualidades, experiências que precisam ser úteis para o seu mercado. Conhecê-las a fundo, dominá-las e estar apto a usá-las, é uma força que precisa ser bem apresentada.

Por outro lado, é preciso saber quais são as suas fraquezas para não permitir que elas o façam refém e o impeça de buscar o melhor para você.

O que o mercado precisa?

O mercado tem suas próprias necessidades e leis que certamente não são regidas pelas mesmas necessidades que as suas.

Portanto, é importante saber o que este mercado está precisando para que se posicione da forma que ele precisa.

Veja onde terá possibilidades de mostrar suas habilidades, e vá em busca das oportunidades potenciais que se compatibilizam com suas habilidades e valores pessoais, pois elas estão por aí esperando serem encontradas.

Como você abordará este mercado?

É preciso ter clareza de que mercado você deverá abordar. É preciso definir se irá atuar em uma empresa grande ou pequena, se irá empreender e qual tipo de empreendedorismo irá buscar.

Essa decisão deve ser bastante ajustada as características pessoais que você tem, e suas disponibilidades de recursos e as oportunidades que você terá condições de abraçar.

Como você se apresenta?

É preciso saber falar de você com segurança, confiança e principalmente muita verdade.

A sua marca pessoal precisa estar bem modelada e com bastante valor, para que sua rede de contatos possa chancelar você com um produto de importância para o mercado.

Posso afirmar que os profissionais que têm as respostas adequadas para estas questões, são exatamente aqueles, que se já não encontraram a sua realização na carreira, já estão no caminho certo para atingi-la.

Se ainda não consegue ter as respostas esperadas para estas questões, você tem algum trabalho pela frente. Portanto, mãos a obra acreditando que é possível chegar lá, pois opções que lhe ajudarão para isso não faltam, e você merece ser feliz.

Vamos lá!

Se tiver interesse em conversar mais sobre este assunto, é só fazer contato comigo através do meu perfil, ou se preferir, expressando sua opinião nos comentários para que mais pessoas possam interagir também com suas percepções.