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Acredito que já é de conhecimento de uma grande maioria dos profissionais a importância do investimento na construção de uma marca pessoal forte e de valor para ser um dos grandes fatores de impulsionamento de suas carreiras.
Este processo de construção e gestão de uma marca de valor, não é algo que acontece em um estalar de dedos, nem tão pouco é algo que acontece por um acaso.
Vou aqui indicar alguns pontos para que você comece a trilhar este caminho com o mínimo de estratégia afim de que este objetivo seja construído e atingido.
Existem três passos básico para, ao menos, dar início no gerenciamento do valor desta marca.
1. Identifique com clareza para qual grupo lhe interessa ser percebido como um profissional de alto valor.
A construção de valor de sua marca pessoal passa obrigatoriamente pela percepção de seu público, “os seus clientes internos e externos”, você tem que descobrir tudo que puder sobre este seu público, e então moldar suas ações e atitudes para que este público passe literalmente a se aproximar de você.
É importante ter em mente que nas nossas vidas desenvolvemos diversos papeis em nosso dia a dia, e a nossa marca pessoal precisa ser construída com tal flexibilidade que deve trafegar e “brilhar” em todos estes papeis.
Vamos aqui neste momento, focar no seu papel como profissional de sua área de atuação.
Neste contexto você precisa ter a total consciência da sua posição no sistema produtivo a qual participa, e identificar todos os canais que se relaciona, sejam clientes internos, clientes externos, departamentos completos, grupos e até comunidades que por ventura venha a interagir.
2. Escreva sua declaração de especialização, o seu manifesto de valor
O objetivo agora é você determinar o que sua marca é, a sua especialização, como você quer ser visto por este conjunto de pessoas e entidades que definiu na etapa 1.
Neste ponto não se deve limitar ao básico, entregar o que se espera de você é o normal e até uma obrigação, quanto mais diferenciada e excedida as expectativas de suas entregas frente as percepções dos seus “clientes”, mais valor sua marca pessoal terá.
Explore os seus melhores talentos e ponha em prática as suas melhores competências, busque descobri aquilo que faz bem, aquilo que as pessoas pedem para que faça pois sabem que você fará com maesrtia, e passe a buscar mais oportunidades para realizar estas entregas se fazendo perceber como muita sutileza.
Chame atenção para suas habilidades, busque gerar interesse pelo que faz e entrega, seja o profissional desejado para participar de qualquer equipe, e gere a visibilidade necessária para a sua marca pessoal.
3. Crie uma torcida a seu favor investindo em competências comportamentais
Invista em seus relacionamentos do dia a dia, adote posturas de colaboração e participação, e se apresente com humildade e disponibilidade de ajudar.
Faça as pessoas se sentirem bem com a sua presença. Não precisa se aquela pessoa que parece ser forçosamente a “boazinha”, seja naturalmente empático e seguro de suas posições, sem ser pretencioso e prepotente.
É muito comum as pessoas que começam a se sentirem mais bem posicionadas na organização, passarem a imagem de “Sabe tudo”, “o Cara”, “o Sr. Solução”, e o antídoto para isso é baseado na palavra mágica chamada “humildade”.
Busque ser a solução, mas faça isso respeitando a todos, principalmente reconhecendo aqueles que participaram junto com você das boas entregas que tem realizado, normalmente sempre estamos fazendo parte de um time.
É muito importante valorizar o conjunto, pois serão os membros deste conjunto que irão impulsionar e promover a valorização de sua marca pessoal.
Tenha em mente que a gestão de uma marca pessoal não se restringe a ações isoladas, ela é baseada na construção de um estilo, uma postura voltada para gerar visibilidade natural daquilo que lhe faz ser melhor em diversos pontos do seu portfólio profissional e pessoal.
Por esta razão para que estas ações e estratégias sejam sustentáveis, tudo tem que está baseado nas suas verdades, procure se conhecer bem, se entender com clareza, e passe a explorar a visibilidade de sua melhor versão, para que o produto chamado VOCÊ seja percebido e aceito como algo de muito valor.