O papel do carisma na valorização da marca pessoal

Nunca na história do meio coorporativo, o tema poder de influência e persuasão foi tão levado em conta.

Com o crescimento da audiência dos meios digitais e seu uso como canais de venda, conquista e fidelização de clientes, a necessidade de uso das técnicas de influência tem sido cada vez mais estudas e praticadas.

É claro que com a disseminação destas técnicas, e os visíveis resultados que a capacidade de influência e persuadir as pessoas tem mostrado nos diversos campos em que tem sido aplicados, o interesse em trazer para o dia a dia este “poder” tem crescido bastante.

Não são raros os casos de contados direto que recebo quando trato ou escrevo sobre este tema nos canais que atuo, relatando o interesse direto pelo assunto.

Entre os diversos meios e táticas para influenciar a que me mais utilizo nos meus processos de valorização da marca pessoal, está o carisma.

As qualidades carismáticas trabalham diretamente a favor da capacidade de influenciar.

Os carismáticos conseguem desenvolver o poder de influência de forma sutil. E quando estes conseguem ler os cenários e aproveitam as oportunidades, mais ainda este poder de influenciar se consolida.

Um líder carismático por exemplo, por ter a caraterística de ser expressivo e inspirador, emprega a retórica para fazer os seus liderados se mobilizarem em prol de sua visão.

A influência de uma pessoa torna-se particularmente potente quando compatível com necessidades, valores, e aspirações do publico que se relaciona com ela.

Os carismáticos possuem a estratégia de convergência de fala durante os estágios iniciais de uma conversa, para adaptar o discurso a valores e perfis desses seguidores. É nessa relação que as pessoas atribuem carisma a uma pessoa, e por isso esta pessoa consegue ser mais influente e persuasiva.

Mas como desenvolver esta habilidade de ser carismático?

Aprenda a se gostar

É mais fácil chamar a atenção das pessoas por coisas boas, como quando gostamos de nós mesmos. Por mais que seja complicado ter a autoestima alta o tempo todo, você só precisa se familiarizar com as suas qualidades, os seus talentos e afins. Não existe maneira melhor de afastar as inseguranças.

Adote uma mentalidade positiva

Pensar positivo atrai o interesse de mais pessoas. Seja mais otimista, encare as situações pelo lado bom e estimule todos à sua volta. Veja os desafios e obstáculos como oportunidades, não como barreiras.

Desenvolva a empatia

Buscando desenvolver a empatia e entendo as pessoas que normalmente estão ao seu redor, despertará a sessão de que você é uma pessoa humana. Isso além de lhe valorizar, fará com que as pessoas gostem de ficar próximas de você.

Comunique-se bem

Saber se expressar na forma escrita, verbal e corporal é uma das principais características de uma pessoa carismática. Saiba usar o bom humor para deixar os seus interlocutores mais confortáveis, e externe sempre as regras básicas de educação e etiqueta social.

É um trabalho bem similar ao desenvolvimento de uma marca de produto para o público que este se propõe, buscar ter uma boa visibilidade.

Afinal, você não deixa de ser um produto que precisa ser bem aceito por um mercado, e do mesmo jeito, cabe ao dono do produto construir a valorização de sua marca. E neste caso, o dono é você.

Desenvolva o seu carisma para valorizar a sua marca pessoal