Autoridade profissional, 10 atitudes conquistar a sua

Não são poucas as pessoas que me procuram para aconselhamento e consultoria para a área profissional com o objetivo final de evoluírem em suas carreiras, seja em busca de um melhor posicionamento, uma promoção, uma transição, e até para recolocação profissional sem terem a menor ideia do que fazerem para se tornarem “visíveis” pelas pessoas chaves que poderiam prover o acesso a estes objetivos, na verdade, sem saberem como fazer para serem uma autoridade na sua profissão.

Gavel

E é muito comum estas pessoas transferirem a responsabilidade do não sucesso, para falta de coleguismo, rinchas profissionais, protecionismos internos, falta de visão da chefia e até pela ausência de sorte, mesmo na maioria da vezes, sendo pessoas com as competências bem alinhadas com o que fazem.

Mas por que isso acontece?

Por que estes profissionais, que apesar de bem preparados e  com padrões comportamentais adequados aos valores das organizações, não decolam suas carreiras?

O fato é que a medida que o tempo passa, eles vão se estagnando até deixarem de acreditar neles mesmos, e passarem a assumir o papel de apenas mais um coadjuvante dos processos organizacionais que atuam.

O que falta para estas pessoas é a habilidade de se venderem bem, deixarem de ser apenas mais um dentro do processo.

É não se fazerem percebidos como uma peça importante daquilo que fazem,  além de não se mostrarem como uma autoridade na sua profissão, inclusive fora das fronteiras das organizações que pertencem.

Nos acompanhamentos junto a gestores e a  alguns profissionais que  já conseguiram subir muitos degraus em suas carreiras,  consegui identificar dez pontos relevantes que transformam um profissional em uma autoridade naquilo que faz, e os tornam destacáveis e passíveis a passarem para um próximo nível profissional.

Hands with earth (Elements of this image furnished by NASA)

1. Trabalhar o autoconhecimento

O primeiro passo é o autoconhecimento, tanto para aqueles já estão colocados e que desejam evoluir na carreira, como para aqueles que buscam recolocação, se conhecer bem é fundamental!

Ter o domínio e capacidade de explorar os seus pontos fortes, melhorar os pontos fracos, ter conhecimento de seus principais valores e de seus propósitos pessoais e profissionais, são questões básicas para criar a “fotografia” do seu futuro e de sua carreira.

2. Conhecer os objetivos esperados

Para aqueles que já estão colocados e desejam evoluir na carreira, é preciso ter a clareza do que fazem e quais os resultados precisam gerar ao olhos de seus gestores.

Isso apesar de bem lógico, é bem comum não ser tratado, principalmente nas organizações que não adotam a ferramenta do feedback e das análises de desempenho.

3. Gerar bons relacionamentos

Desenvolver relacionamentos sadios dentro da organização gera um bom posicionamento.

Cumprimentar diariamente todos, independente da posição e cargo que ocupam, ser prestativo e solidário, compreender e respeitar os valores pessoais dos colegas, e externar sempre o bom humor, cria um ambiente muito favorável para este profissional, e um verdadeiro clima de torcida para o seu sucesso.

4. Desenvolver a liderança

Para aqueles que ainda não são lideres e almejam buscar esta posição, entender o momento certo e pôr em prática o uso da liderança em trabalhos em equipe, reuniões e encontros formais, de uma maneira natural, com foco eficiente na busca dos resultados, e bastante humildade, valoriza o papel do profissional e levanta o brilho da sua visibilidade.

5. Buscar a evolução pessoal sempre

O contínuo aprendizado e atualização na área que atua ou em áreas correlatas, consolida a base de conhecimento para uma atuação mais eficaz  e produtiva, e ainda passa a imagem de uma pessoa que acredita e busca a melhoria daquilo que realiza.

Mas lembre-se, conhecimento sem ação, é perda de tempo.

Procure transferir para o seu dia a dia aquilo que está aprendendo e faça com que estas novas ações e resultados sejam percebidos como um retorno positivo do seu investimento financeiro, e do tempo no aprendizado adquirido. Isto causa muita admiração, principalmente para a organização.

6. Compartilhar seu conhecimento

A melhor maneira de ajudar as pessoas, é ensiná-las  naquilo em que elas tem dificuldades.

Compartilhar os seus conhecimentos de forma sincera e com real objetivo de ajudar, reforça a imagem de capaz e colabora para o ciclo da abundância, que prega que tudo que damos, recebemos em troca  através de uma campo de positividade que é criado ao nosso redor.

Lembra daquele clima de torcida para o sucesso citado lá em acima, é o mesmo!

7. Entregar sempre mais

Não se restrinja a fazer apenas aquilo o que lhe é entregue para realizar.

Faça o algo mais, buscando entregar melhor e mais rápido, agregando mais valor aos processos através de sugestões que aprimorem o desempenho de sua equipe, sempre sem medir esforços ou tempo para que os resultados dos quais você participa, sejam os melhores que pode entregar.

8. Mostrar o que é para o mundo

Não fique restrito as fronteiras de sua organização, estenda a sua networking através de participações em eventos, seminários e workshops voltados a área que atua, aproveitando as redes sociais para divulgar o seu trabalho e conhecimento por intermédio de artigos, entrevistas e até vídeos, tomando sempre o cuidado de aparecer de uma forma que respeite os seu valores e os valores das organizações se está ligado.

9. Aparecer sempre que possível

Tente sempre ser o primeiro a realizar as apresentações de seu time, de novos projetos ou de novas ações que precisam ser tomadas.

Uma apresentação que agrega valor, quando bem feita, marca o profissional como o tema apresentado e forte canal de influencia para as discursões sobre este assunto. Isto é excelente para a visibilidade profissional.

10. Ser você mesmo

Não adiante ser o que não é.

A credibilidade e a congruência precisam estar presentes e evidentes em sua ações profissionais.

É preciso ser o que se propaga, e servir como exemplo do que é proposto.

Por isso a transformação para a busca de seu sucesso profissional precisa ser bem planejada e focada para o objetivo de transformá-lo, de fato, em uma autoridade na sua profissão.

Procure desenvolver estas atitudes com calma, foco e planejamento que certamente você conseguirá atingir o seus objetivos profissionais.

Para aqueles que estão em busca de uma recolocação, tente aplicar o que for possível em seu dia a dia, tenha certeza que estas ações não serão em vão.

Só é preciso praticar!