Você como marca pessoal precisa fazer com que a sua imagem, percepção, e mensagem como pessoa, sejam capazes de se fixar, colar na cabeça das pessoas para que elas consigam passar você adiante como “referência”, para que assim, passe a fazer com que a sua marca pessoal fique com um grande valor.
Como já comentei em artigo anterior (O que é marca pessoal, afinal), trabalhar a marca pessoal é algo que exige uma boa estratégia e metodologia aplicadas com bastante foco e disciplina, mas alguns passos são também muito importantes a serem trabalhados para que esta busca de valorização de sua marca pessoal, possa encontrar um ambiente favorável para fixação e consolidação de todo este seu trabalho.
Não adiante dizer o que ou quem você é. É preciso que as pessoas percebam isso, e para que isso aconteça alguma ações precisam ser tomadas para que você “cole” na cabeça das pessoas como um bom produto.
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Apareça com simplicidade
Ao utilizar os recursos de seus pontos fortes e talentos, seja sutil, e só utilize os repertórios necessários, sem complicações ou muitas voltas para tentar valorizar em demasiado as suas ações. E só comente sobre a solução, as pessoas lhe compram pelos resultados e não pelos processos, técnicas e caminhos adotados para alcança-los. Assim, você consegue atenção ao passa a mensagem principal sobre você e seu poder de solução, e não sobre os detalhes, que a poucos interessam.
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Faça mais, entregue o inesperado
Se o primeiro passo é chamar a atenção, o segundo é mantê-la. E para manter a atenção das pessoas é preciso tirá-las da zona de conforto, surpreendendo-as com algo inesperado, e a melhor forma para marcar as pessoas a seu respeito, é entregando mais valor do que ela esperava.
Sempre entregue mais e melhor do que esperam de você em tudo que realiza. Quando diante do inesperado nosso cérebro sai do automático e entra no controle manual, e o inesperado recebe toda a nossa atenção.
As pessoas ignoram coisas rotineiras e previsíveis com muita facilidade, surpreenda sempre com ações inesperadas para que sua marca pessoal colar ainda mais.
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Seja uma pessoa concreta
Algo se torna concreto, quando pode ser descrito e sentido pelas pessoas. Um motor V8 é algo concreto, “alta performance” é algo abstrato. As coisas concretas são mais fáceis de ficarem marcas e consequentemente lembradas.
Ser uma pessoa sempre realizadora e cumpridora de seus projetos e obrigações, lhe transforma em um entregador de resultados. E resultados normalmente podem ser descritos e sentidos e estão longe de serem tidos como algo abstrato. Concretizar suas ações profissionais lhe marca de forma positiva.
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Seja sempre crível
Uma mensagem, ideia ou percepção de algo só é passada adiante quando há o mínimo de credibilidade nela. Ninguém se compromete a compartilhar algo em que não acredita, pois envolve a sua reputação.
Quando houver necessidade de apresentar algo sobre você, sua carreira, ou algum resultado profissional, mostre-os rodeados de fatos e dados que possam ser facilmente validados e comprovados.
Você precisa ser uma pessoa que os outros confiem para que a sua marca pessoal seja propagada. Se houver qualquer dúvida sobre a veracidade de suas ações, performance, resultados ou qualquer característica de sua pessoa, sua marca não irá colar de forma positiva.
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Trabalhe a emoção de seu público
O objetivo do componente emocional das ações que tomamos, é fazer com que as pessoas realmente nos percebam, e vejam que nos importamos com elas e que elas precisam se importar conosco..
Apenas estatísticas, números e outros fatores racionais não inspiram as pessoas a tomarem ações e, nestes casos, é preciso desenvolver a empatia para com elas.
A cortesia, a sensibilidade, compaixão e respeito para com todos são apelos emocionais que funcionam porque as pessoas estão mais interessadas em outras pessoas do que em fatos e números. Agindo rotineiramente com essas emoções, você externa esta preocupação com as pessoas e consegue deixar a sua marca nelas.
- Conte a sua história
Histórias encorajam o estímulo mental do ouvinte e fixam a ideia a sua mente.O ideal e mais difícil desta abordagem é contar a história de si, pois, de fato, as melhores histórias são as reais e não as criadas. Por essa razão é importante encontrar um jeito de relatar suas histórias.
Histórias de desafios de superação, da volta por cima, inclusive dos fracassos que serviram com aprendizados
As histórias de suas relações de amizades e oportunidade que teve de ajudar o próximo, para mostrar a seu público a sua face de relacionamento social.
As histórias de criação de sua carreira e suas soluções e inovações desenvolvidas na área profissional.
Monte e compartilhe quando necessário a sua história de forma que mostre a sua escalada, caminhadas, fracassos, vitórias e conquista de uma forma que inspire os outros.
Com estas ações a fixação de sua marca pessoal caminhará para uma consolidação forte e literalmente marcante.
Pense nisso!
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Eu sou Lula Moura especialista em carreira, realização profissional e reforço de sua marca pessoal, para fazer contato comigo use o formulário de contato ou o meu WhatsApp.