Você tem uma marca pessoal?

Lula Moura - Você é a sua Marca

Você pode não acreditar, e talvez nem se dê conta disso, mas nesse exato momento, em algum lugar, alguém está se referindo a você, descrevendo você.

São adjetivos que resumem todos os seus esforços, toda sua “batalha”, toda sua dedicação e seus anos de investimentos em você mesmo.

São palavras!!

O terrível é que, muitas vezes, a maioria de nós não tem a mínima ideia de que palavras estão utilizando para nós descrever, principalmente se você nunca se preocupou com isso, nunca ficou atento como você representa a sua marca para as suas relações e para a sua carreira, e como isso pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Faça a pergunta a você mesmo: Com que palavras você estará sendo descrito? Continue lendo “Você tem uma marca pessoal?”

Evoluir é uma escolha, você faz as certas?

Lula Moura - Evolução é uma Escolha

Evoluir é uma obrigação neste planeta em que vivemos, se deixarmos nossa vida à deriva vamos evoluir de alguma maneira, mas partir para esta evolução por opção é alterar o status quo.

Quando estamos incomodados com algo, conseguimos pensar que devemos agir para mudar alguma coisa para melhorar.

O difícil é buscar esta evolução quando estamos em momento de plenitude e abundância.

Mas isso não é naturalmente possível, tendemos a querer aproveitar estas “ondas” dos bons momentos para curtir e se despreocupar, afinal merecemos viver o que a vida trás de bom, não é? Continue lendo “Evoluir é uma escolha, você faz as certas?”

Como as empresas tem usado a avaliação de perfil comportamental

Lula Moura - Avaliação Comportamental

Algumas empresas já adotam como padrão a análise de perfil comportamental nas fases de recrutamento e seleção.

Além disso elas têm adotado a aplicação de testes comportamentais também para montar equipes, e para servir de ferramenta de conhecimento e direcionamento de ações para líderes de equipes.

Isso tudo é possível através de testes cuja assertividade ultrapassa os 97%.

Entre estes testes de análise comportamental, os baseados na filosofia DISC são os mais utilizados e aceitos pelas empresas.

É bom deixar claro que estes testes fundamentados no DISC, não são apenas ferramentas que servem unicamente para as empresas, eles são sim, excelentes para fornecer informações valiosíssimas de autoconhecimento para profissionais. Continue lendo “Como as empresas tem usado a avaliação de perfil comportamental”

Você se preocupa com suas competências comportamentais?

Lula Moura - Competência Comportamentais

Temos por formação padrão, a visão de que o nosso currículo e o volume de formações técnicas são o grande portfólio profissional que possuímos.

E de fato não deixa de ser verdade, pois é o passe de entrada na seleção das empresas, digamos que seja o pré-requisito para entrar no jogo, não é?

Mas logo após, na própria entrevista de seleção, cada vez mais existem testes que buscam encontrar estes perfis comportamentais que serão um dos principais fatores de decisão para a contratação ou não.

Acredito que vocês já devem ter ouvido falar na frase que diz que as pessoas “São contratadas pelas competências técnicas e demitidas pelos comportamentos”. Continue lendo “Você se preocupa com suas competências comportamentais?”

Temos que encarar o vírus no campo de batalha

Lula Moura - Biossegurança

Após quase 80 dias de quarentena no país, chega hora de encaramos na prática a realidade de que esta é uma batalha de longo prazo.

Sem a existência de uma vacina e a descoberta de um tratamento eficaz, o efeito da quarentena evitou que o nosso sistema de saúde, que naturalmente já vive em colapso, pudesse ficar ainda pior.

E junto com ações de emergência dos órgãos governamentais, que partiram para tentar resolver em poucos meses problemas de trinta anos do sistema de saúde, de fato acredita-se que vidas foram salvas.

Só que este modelo de isolar a população e desacelerar a economia, não se sustenta por logo prazo. Continue lendo “Temos que encarar o vírus no campo de batalha”

Somos todos órfãos da normalidade

Lula Moura - Orfãos da Normalidade

A vida é muito mais incerta do que gostaríamos, em poucos instantes, por um descuido, um ato, ou simplesmente uma circunstância desfavorável, tudo pode se mudado completamente na vida de uma pessoa.

Mas quando tratamos um fato que altera os rumos de toda a humanidade, e imposições necessárias e desfavoráveis como o confinamento imposto pela quarentena, associado a quebra das expectativas ocasionadas por incertezas com relação ao trabalho, abandono de projetos como viagens, casamentos e alguma conquista material que fora interrompida, a dor fica focada nestes fatos.

O que se percebe é que em muitos casos, esta dor tem diminuído a percepção de que é necessário se preparar para o que estar por vir.

Continue lendo “Somos todos órfãos da normalidade”

Empreendedor – Não é hora de cruzar os braços!

Lula Moura - Hora de em Ação

Você empreendedor, olhe este bom exemplo desta empresa de uma atividade impactada fortemente no momento atual e certamente no pós pandemia.

Olhem as ações e posicionamentos que a academia Bodytech  adotou ao invés de ficar esperando tudo voltar ao normal e ser como antes.

1- Cuidou do cliente na parada.

Assim que houve o fechamento das academias  por decreto, IMEDIATAMENTE avisaram os clientes por e-mail e SMS  que o prazo do contrato seria automaticamente prorrogado por igual período da suspensão.

O app de treino passou a mostrar exercícios que podiam ser feitos em casa.

Pelo próprio app foram disponibilizadas lives de treinos.

2- Projetou os cenários seguintes.

Com base nas informações de outros países, definiu processos inquestionáveis, e INFORMOU com antecedência a seus clientes. (Vídeo a seguir).

Continue lendo “Empreendedor – Não é hora de cruzar os braços!”

Um dia do trabalho inimaginável

Lula Moura_Trabalho

As atividades profissionais, o trabalho, a carreira, já eram temas discutidos sob uma quantidade inimaginável de pontos de vista, desde os mais futurísticos baseados no advento da inteligência artificial e dos robôs, até temas mais políticos sobre os direitos ou não dos trabalhadores.

O fato é que neste 1º de maio de 2020, nem o mais audaz dos futuristas, e nem os maiores estudiosos e debatedores de mesas redondas sobre o tema, poderiam imaginar o que este ataque sorrateiro e eficaz da pandemia da Covid-19 poderia causar neste setor, variações tão acentuadas e diversas. Continue lendo “Um dia do trabalho inimaginável”

Que barco escolheu para enfrentar a tempestade da covid-19?

Barco_Lula Moura

Acompanhando as inevitáveis notícias sobre este momento que vivemos, um comentário chamou a minha atenção.

“Desta vez todos estamos no mesmo barco.”

Quando tentei me ver nesta analogia, resolvi discordar!!

Não acho que estamos todos no mesmo barco, mesmo porque, encaro que a figura do barco normalmente revela um papel de salvação, e neste contexto, acredito que cada um “para se salvar”, escolhe entrar no barco que melhor representa este momento para si.

Por isso acredito que estamos todos sob a mesma tempestade, mas o barco, cada um está no que escolhe para entrar. Continue lendo “Que barco escolheu para enfrentar a tempestade da covid-19?”

O Momento da cura é agora

A cura por Lula Moura
Quem diria!

É quase inacreditável que tudo parou, e dessa vez não foi só por aqui, o mundo também está parado.

Diante de um cenário como este, a palavra incerteza é a única que pode representar a atual realidade que estamos vivendo.

Entre um mar de notícias, às vezes apavorantes, fica bem difícil manter a calma e até, muitas vezes, o bom senso.

Alguns continuam incrédulos negando os fatos e acham até que estamos vivendo umas férias forçadas.

Outros se veem em modo estático, não sabem o que fazer, e entram até em desespero.

Mas há alguns que percebem o momento, e acreditam que isso vai passar, e quando passar será preciso sermos melhores do que éramos antes de tudo isso acontecer.

É claro que diante de uma situação desta, onde o estado emocional de cada um, passa a ter uma maior relevância, nem sempre conseguimos adotar as posturas que gostaríamos.

Continue lendo “O Momento da cura é agora”