Você se preocupa com suas competências comportamentais?

Temos por formação padrão, a visão de que o nosso currículo e o volume de formações técnicas são o grande portfólio profissional que possuímos.

E de fato não deixa de ser verdade, pois é o passe de entrada na seleção das empresas, digamos que seja o pré-requisito para entrar no jogo, não é?

Mas logo após, na própria entrevista de seleção, cada vez mais existem testes que buscam encontrar estes perfis comportamentais que serão um dos principais fatores de decisão para a contratação ou não.

Acredito que vocês já devem ter ouvido falar na frase que diz que as pessoas “São contratadas pelas competências técnicas e demitidas pelos comportamentos”.

São raros os casos de demissão por falta de habilidade técnica quando a seleção é bem feita, mas é comum que atitudes fora do esperado levem a isso, principalmente quando há mudanças de cenários e o profissional não tem flexibilidade suficientes para se adaptar.

Pois é a flexibilidade é uma competência comportamental, ou também chamada soft skill.

Soft Skill são atitudes e comportamento que envolve aptidões mentais, emocionais e sociais, ou seja competência que NÃO SÃO TÉCNICAS, só que, cada vez mais elas tem sido utilizadas como fator catalizador da evolução profissional.

As boas soft skill tem impactos diretos na valorização da marca pessoal, no trabalho que faço com meus mentorados, trabalhamos fortemente na busca das soft skills ou competências comportamentais, que mais podem impactar na sua visibilidade profissional.

O caso, é que por elas não serem exclusivamente técnicas são resultados de aprendizados adquiridos ao logo da vida.

Da forma como você foi educado, como você foi criado, dos ambientes frequentados, em suma, é uma compilação gerada com base na sua cultura.

A base destas soft skills é de alguma forma aquilo que lhe compôs.

Estamos falando da forma como se comunica, das suas crenças, da forma como você pratica a empatia, da visão de ética, estamos falando de um conjunto de atitude e comportamentos.

Qual a importância de tudo isso para você?

Agora, observem que tudo que estamos vivendo agora, neste momento mundial, tem muita mais haver com comportamento do que com técnica.

A visibilidade do seu jeito de se comportar, as suas atitudes estarão hoje muito mais em evidência.

Só que para grande maioria a falta de preocupação com estes pontos, estão naturalmente esquecidas, não fomos treinados para observar estes pontos, principalmente no meio profissional.

Normal!!! Como disse, raramente nos preocupamos com isso!

E como fazer para corrigir isso??? A resposta é, se autoconhecendo.

É preciso se entender para saber o porquê de certas atitudes ou da ausência delas.

Pensem sobre isso! Façam uma auto avaliação de suas atitudes, com colegas, chefias, liderados, prestadores de serviços e se perguntem se estas pessoas, no seu meio profissional torceriam a seu favor.

Como diz o CEO da Amazon: “Marca pessoal é o que dizem de você quando você não está na sala”

Baseado nesta frase, qual seria a sua marca pessoal, com sinceridade e para você mesmo?

Se tiver interesse em fazer um teste de como anda a sua marca pessoal, clica no link abaixo e ainda receba muitas dicas para melhora e usar para esta sua marca pessoal para evoluir profissionalmente.

TESTE DA MARCA PESSOAL