Uma marca pessoal sobrevive em um delicado equilíbrio entre a promessa que você faz ao público e as suas ações diárias. A partir do momento em que você estabelece sua marca, tudo que você faz confirma ou quebra a sua promessa. Se a sua marca compromete-se a oferecer uma incrível experiência em pelo menos 90% das vezes. Toda vezes que você falha, sua marca é ligeiramente danificada. Se houver fracassos suficientes – muitas incoerências em relação à sua promessa – você arruinará sua marca. As pessoas começaram a pensar que a sua promessa é uma mentira.
É por isso que, a partir do momento que você cria a sua marca pessoal, tudo que faz está relacionado a ela, desde a sua imagem, ações diárias, atitudes e comportamentos. A sua marca reflite o que você realmente é – as coisas com que você se preocupa, as coisas de que você gosta, e como você vive. Se você não for autêntico, não conseguirá levar sua marca adiante a longo prazo.
É por essa razão que é preciso deixar claro que para desenvolver uma marca pessoal de valor, é necessário ter a conciência de algumas verdades:
1. Criar uma marca leva tempo. Uma pessoa preparada e inteligênte pode organizar os elementos de uma grande marca, mas a marca vai crecer no seu próprio rítmo. Não se pode manufaturá-la de forma consolidada. Se espera uma chuva de reconhecimentos, valorização profissional ou novos clientes em uma semana, você se sentirá desencorajado e desístirá muito cedo.
2. Marcas crescem organicamente. As melhores marcas pessoais se desenvolvem no nível mais fundamental, na comunidade, baseadas em relacionamentos e na coerência da mensagem e da pessoa por trás da marca. Com a ajuda de relações públicas sensatas e de uma consistente exposição ao público, as pessoas começam a perceber que você é alguém de confiança com quem elas podem se identificar. Você não pode enfiar sua MP goela a baixo nesses tempos céticos; as pessoas cuspirão de volta na sua cara. Você tem que plantar a sua marca e deixá-la crescer.
3. Marcas não são racionais. As pessoas não irão escolher trabalhar com você porque você frequentou as melhores escolas e universidades, ou porque você oferece uma maior variedade de produtos. Elas vão escolher o que ‘setem” ser o correto, e isso nem sempre segue uma linha racional. Veja por exemplo o slogan da Nike, Just do It, o que isso tem haver com sapatos? Você deve levar em conta a natureza irracional das nossas decisões em consideração a construir a sua marca.
4. As marcas exigem compromisso absoluto. A maioria das grandes marcas é construída através da pura persistência e repetição. Não existem soluções mágicas, apenas muito trabalho e decisões inteligentes.
5. Marcas sempre têm efeito. Marcas sempre funcionam. O negócio é que elas podem funcionar tanto a seu favor quantro contra. Mas elas sempre funcionam. Uma MP forte e atraente melhorará o seu negócio ou sua carreira e aumentará os seus resultados e autoridade; uma marca artificial e com pouco suporte desperdiçará o seu dinheiro e prejudicará a sua imagem. Marcas sempre funcionam. A pergunta é, como elas funcionarão com você
Uma marca pessoal é uma expectativa positiva, uma promessa ao seu mercado. Ela é a posição preferencial na mente do seu cliente. Uma marca pessoal é dona da participação patrimonial, o mindshare (espaço na mente do cliente) na qual ninguém mais pode competir. (Joe Heller, presidente, Heller International)
Para muitas pessoas prometer é assustador, e quando se trata de marca pessoal, promessa é dívida, por isso se for pensar em construir explicitamente a sua marca pessoal, é preciso estar disposto a sair da zona de conforto e criar uma prioridade para esta missão.
…
Se interessou-se por este artigo e acha que um ou mais amigos seus precisariam ter conhecimento sobre o assunto, compartilhe para este amigo ou para a timeline de suas redes sociais usando os botões específicos que aparecem ao redor.
Eu sou Lula Moura especialista em carreira, realização profissional e reforço de sua marca pessoal, para fazer contato comigo use o formulário de contato ou o meu WhatsApp.