A marca pessoal é uma ferramenta tão poderosa para representar a nossa posição no ambiente em que vivemos, que não tratá-la com estratégia e foco pode nos levar a caminhos que normalmente não desejamos. As pessoas que nos rodeiam não podem ver nossas intenções, nossas competências e nem o que temos para oferecer, elas nos enxergam por nossa reputação e nossa imagem, que por sua vez são criadas por nossas ações cotidianas. Por isso a necessidade de uma atenção na definição e no direcionamento da sua marca pessoal para o que deseja projetar ou atingir como objetivo.
É muito comum termos uma preocupação muito forte com a nossa aparência. É só tentar lembrarmos da vez que saímos de casa sem olharmos no espelho, foi difícil não? Pois é! Entre os valores que nossa sociedade exige, ter uma aparência bem cuidada é um dos mais relevantes, estando ai o mercado de produtos e serviços voltados a beleza pessoal para provar isso. Mas poucos se preocupam com a percepção geral que passamos, e que vai além da imagem que entregamos, aquilo que é representado pela nossa marca pessoal.
Um foco direcionado a essa marca pessoal cria um papel de um catalizador para mudanças de atitudes e incentivo a melhoria contínua. A gestão da MP deve centra-se no cultivo de um conjunto de valores tangíveis e intangíveis que sejam relevantes para o ambiente de convívio de quem deseja ser bem percebido como uma pessoa de destaque
Um boa gestão desta marca permite:
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Aumento da valorização e do reconhecimento;
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Construção de fortes vínculos emocionais com o público alvo;
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Aumento da autoridade pessoal e profissional;
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Conquista de parceiros engajados com as causas que defende;
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Ampliação de horizontes profissionais;
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Maiores remunerações.
O primeiro passo para um boa gestão de marca, consiste na criação da sua identidade. A identidade da marca é o conjunto único de associações que desejamos criar e manter. Essas associações são a razão de ser e implica em uma promessa ao público alvo. É a essência da marca, seu coração. É o que faz a marca pulsar e se manter viva.
Para identificar a marca pessoal, é preciso buscar sua vocação, respondendo perguntas como:
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Quais suas competências?
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Quais suas crenças e valores fundamentais?
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O que você gosta de fazer?
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O que as pessoas gostam que faça?
Para formar sua marca pessoal é preciso se orientar pela sua identidade e então lhe dar estrutura e complemento por meio de seus ativos e passivos. Desta forma, é possível que estimulem percepções precisas e significativas no seu público de interesse. Em outras palavras, a marca deve exteriorizar seus valores, qualidades e sua razão de ser pessoal e profissional com bastante consistência.
Para lidar bem com este contexto, é bom sempre lembrar da máxima:
“Você não é o que diz, você é o que faz”
Fica bastante claro que o principal atributo para a administração de um marca pessoal é o autoconhecimento, e de posse dele, fazer cada vez melhor coisas diferentes. Isso exige ser pioneiro ao liderar uma possível nova forma de pensar e agir.
Usando os seus talentos
Talento pode ser descrito como uma habilidade ou aptidão natural. Em termos de marca pessoal pode se entender talento como um padrão recorrente de ideias, sentimentos ou comportamentos requeridos que podem ser aplicados de forma produtiva para gerar valores percebíveis para o ambiente que se convive. Em outras palavras, descubra e use seus talentos de forma produtiva e exteriorize isto. A marca pessoal constitui uma plataforma adequada para que isso seja desenvolvido.
O talento quando encaixa com as oportunidades, produz um certo nível de construção e expressão pessoal. Para identificar desenvolver o talento da marca pessoal pode se usar os seguintes caminhos:
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Aprendizado: observe quais coisas você aprende com mais facilidade e examine qual o talento que permite isso.
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Desejo: pense em suas aspirações. As coisas que aspiramos costumam estar relacionadas ou ter raízes em habilidades naturais.
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Paixão: quando a mente, o corpo e o espírito estão em harmonia desejamos continuar. Deseja-se não interromper e sente-se uma ansiedade de reiniciar o processo. A vontade de fazer o que se faz é muito forte.
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Discernimento: fique atento a elogios, e comentários sobre algo no qual você se sobressaia.
Carisma como fortalecedor
Em tempos de alta competitividade, talentos similares devem diferenciar-se de seus “oponentes” por meio de algo muito mais maleável e fácil de ser aprendido: o carisma. Devido em parte a nossa herança cultural, todos nós tendemos que gravitar em torno de pessoas nas quais reconhecemos qualidades como competências, rigor, amizade, inteligência e empatia.
Mas o que realmente impulsiona a qualidade do carisma é a descoberta daqueles comportamentos preferidos em pessoas com um mínimo de talento. O carisma intenso ocorre quando habilidades pessoais superam com folga as expectativas de comportamento e personalidade do público alvo. Carisma não é resultado de uma força misteriosa, mas sim da presença de comportamentos clássicos e da projeção de imagens associadas. Manter e aumentar o carisma é uma atividade de longo prazo.
A importância da missão
A missão de vida, formulada e assumida, traz significado e inspira a pessoa a assumir maiores compromissos e fidelidades. Uma missão esclarecedora contribuirá para a marca pessoal de diversas formas:
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Será uma guia que ordenará as prioridades e objetivos;
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Afastará da fragmentação ou desfoque;
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Funcionará como um lembrete dos nossos “porquês” mais relevantes;
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Será uma fonte de inspiração;
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Ajudará a nos manter com os pés no chão.
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Libertará das dúvidas e inércia do passado.
Os caminhos para associar a sua missão de vida a marca pessoal são dois. O primeiro é o desafio de definir o propósito de desenvolver estratégias e valores que se reforcem mutuamente; O segundo é a tarefa de comunicação e gestão dos comportamentos que irão expressar essa missão.
Mas para que isso funcione de fato, é preciso ter em mente que isto é uma estratégia de longo prazo, que deve resultar em ação e não apenas em palavras, que deve ser visível ao seu publico alvo e que deve ter personalidade.
É claro que a definição da missão deverá se apoiar em componentes como a filosofia-guia e uma imagem tangível, ou seja, o acreditar em algo que pratica e que lhe levará a um objetivo concreto.
A coragem de pôr em prática
É muito comum quando partimos para o projeto de conquista de algo que ainda não temos e desconhecemos, termos medo do fracasso e de dificuldades que levantam dúvidas e receios. Mas é preciso saber que isso é muito natural em todos que buscam empreender algo significativo para si. Muitas destas dúvidas e críticas surgem de nós mesmo simplesmente por receio de fazer algo diferente, e dos outros por inveja, ignorância ou até cruel hostilidade.
A marca pessoal dever enfrentar, portanto, seus desafios e possíveis entraves incluindo tentativa de ridicularização, especialmente vindo dos “concorrentes”. Por isso é preciso encarar a si mesmo como se estivesse em um jogo, estando consciente que o resultado da partida irá depender do que fizemos ou deixamos de fazer, e não do que as pessoas acham.
É importante que tenha em mente que não basta partir para buscar apenas a evolução profissional e pessoal, é também importante passar o resultado destas buscas para o seu público, e o caminho para isso é espelhar tudo que você tem de melhor através da sua marca pessoal.
Pende nisso!
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