Vamos gerir pessoas ?

Gerenciar pessoas no mundo real é muito, muito difícil, e não existem soluções simples. A maioria dos gerentes vive sob forte pressão. Eles assumem posições de supervisão porque são muito bons em alguma coisa, mas não, em geral, por serem especialmente bons em gerenciar pessoas. Uma vez promovido, a maioria dos novos gerentes recebe pouco treinamento efetivo de gerenciamento. E as instruções e os livros que eles chegam a receber estão saturados da ideia da falsa delegação de poder, sendo raros os que abordam a realidade “espinhosa” do gerenciamento:

thX250QS80

  • Nem sempre é possível contratar “estrelas”. Você deve contratar o melhor profissional disponível, e muitas vezes essa pessoa está no meio da escala, e não no topo;
  • Gerenciar uma estrela pode ser ainda mais difícil do que gerenciar alguém mediano;
  • Mesmo que você deixe suas expectativas bem claras, às vezes os funcionários não correspondem a elas;
  • Nem todos são vencedores. Lidar com o fracasso é parte significativa do gerenciamento;
  • Não é sempre que os funcionários podem se concentrar em seus pontos fortes, pois há muito trabalho em andamento e eles são contratados para fazer tudo o que precisa ser feito;
  • Nem sempre os funcionários fazem jus a um elogio. E aqueles que o merecem normalmente querem prêmios tangíveis, não apenas o agrado verbal.

Continue lendo “Vamos gerir pessoas ?”

Decisão, comprometimento e foco

Muitas pessoas sabem o que deveriam fazer para ter sucesso na vida, mas poucas realmente seguem em frente e fazem o que é necessário.

Para melhorar nossa qualidade de vida, é preciso dominar nossas emoções, nosso estado físico, nossos relacionamentos profissionais e pessoais, nosso dinheiro e nosso tempo.

Para assumir as rédeas de nossa vida, teremos que se esforçar bastante. Nosso objetivo é entender como funcionam as decisões que tomamos no dia a dia, para então, assumir o controle delas.

thZL7377BE

Continue lendo “Decisão, comprometimento e foco”

Resolver problemas ou encontrar soluções

Os solucionadores de problemas miram no curto prazo. Eles não pensam em como tentar eliminar problemas de modo a que ele não apareçam mais.

Já as pessoas com perfil de encontrar soluções, em contrapartida, sabem que, quando surge um problema, é responsabilidade delas encontrar uma solução, para assim não perderem tempo e dinheiro com ele no futuro. São empreendedores natos.

Processo de Pensamento - Encontrar Solução para Problema

Empreendedores bem-sucedidos sempre procuram resolver um problema de maneira permanente ou encontrar uma solução nem que seja no longo prazo. Entretanto, encontrar soluções é bem mais difícil do que resolver o problema, a busca é bem mais demorada e exige-se uma dedicação maior com bem mais tempo gasto.

Continue lendo “Resolver problemas ou encontrar soluções”

Empatia, a chave da liderança

Está liderando? Seu papel é criar cultura! Se você lidera um grupo de pessoas ou é o gestor de uma empresa, precisa desenvolver sua liderança.

E para liderar de forma eficiente, a coisa mais importante que você precisa fazer é definir com clareza a cultura e os valores da sua organização. A cultura é o sistema operacional através das quais as decisões são tomadas nos grupos e nas empresas. Ela também é essencial para recrutar e reter novos membros no time, por isso ela deve ser a maior preocupação do líder.

thOVK9P7I0

Você precisa ter o time do seu lado, mas não vai conseguir tê-los se escondendo atrás de um computador ou de planilhas. Você precisa estar lá e fazer parte, sempre próximo das pessoas, você precisa motivar e estar presente o tempo todo.

Números provam que muitas pessoas permanecem em empresas apenas por motivos como sustento da família e inseguranças com relação a encontrar um outro emprego. Você não pode deixar que isso aconteça na sua empresa! Por isso, o ambiente de trabalho é tudo. Se ele encoraja e empodera as pessoas, elas ficam nos seus empregos não para sobreviver, mas sim para prosperar.

Continue lendo “Empatia, a chave da liderança”

Mindset fixo X Mindset progressivo

Você com pouco esforço certamente irá lembrar de pessoas que são extremamente resistentes a mudanças, e que sempre usam exemplos do passado para justificar suas ações do presente, alegando que se deu certo antes, irá dá certo novamente.

Esta é um das características de pessoas com mindset fixo, ou no bom português, atitude mental fixa. Indivíduos deste tipo tendem a se prender apenas ao que já sabem para conquistar o sucesso, e não acreditam ser possível desenvolver novas habilidades.

images

Continue lendo “Mindset fixo X Mindset progressivo”

Executive Coaching

Dentro das organizações podemos, com um certo esforço, mudar as tecnologias e os processos, mas os comportamentos e ações da equipe exigem uma tratativa de maior esforço e com necessidade clara de uma maior assertividade.

thF7150PWW

Atualmente este é o maior desafio, mudar a mentalidade, o pensamento e as atitudes das pessoas em prol de um novo e atualizado momento das organizações, reduzindo o turn over e aproveitando todo o investimento já realizado no capital humano das corporações, pois são os líderes e seus colaboradores que abrangerão estas mudanças que controlarão a cultura corporativa que os cercam.

Continue lendo “Executive Coaching”

Perfis comportamentais e sua importância no mundo corporativo

Todas as pessoas têm sua natureza, ou seja, seu perfil de comportamento. E isso é o que as tornam únicas e é a forma mais visível de como elas são, tanto nos ambientes sociais como nos profissionais.

Perfil-Comportamental

Assim, alguns são vistos como autoritários, outros como influentes, tranquilos ou, então, muito perfeccionistas.

Continue lendo “Perfis comportamentais e sua importância no mundo corporativo”

Procrastinação – Um mal para sua carreira

A definição de procrastinar em si não é tão ruim:

É o ato de postergar para amanhã; adiamento.

noticia_imagem_0618-370x280O problema é que o amanhã é aquele lugar que ninguém viu ou sabe onde fica, mas que certamente boa parte dos planos, motivações e objetivos se encontram.

E vamos deixar claro, adiar alguma tarefa não é algo necessariamente ruim.

Você pode, por exemplo, chegar à conclusão que conseguirá escrever seu artigo amanhã na parte da tarde porque terá o tempo necessário para tal, algo que no momento não parece viável.

Isso não pode ser definido como procrastinação.

Continue lendo “Procrastinação – Um mal para sua carreira”

Para que serve um Coach ?

Há quem diga que o principal gatilho para que uma pessoa vá em busca de Coach Profissional, é a sua insatisfação como seu momento atual.

coaching-ajuda1-350x230É claro que isso não quer dizer que a pessoa esteja infeliz, ou em depressão. Não! Basta apenas o perceber que algo poderia ser melhor, que mudanças de desafios com perspectivas mais  significativas para sua vida possam lhe apontar novos horizontes, mesmo que para isso seja necessário abandonar a sua zona de conforto.

Continue lendo “Para que serve um Coach ?”