Por que o mercado escolheria você?

Você já sentiu alguma vez que, embora fizesse algo melhor do que outros em sua atividade, eles conseguiam obter resultados superiores aos seus?

Você se vê como alguém capacitado, competente e apto para exercer suas atividades com destaque acima da média?

Baseado nas incontáveis vezes que fiz perguntas como estas a clientes e outros interlocutores, posso intuir que, tal qual a maioria, você também deve ter respondido afirmativamente a elas.

Afinal, independente do que cada um faz, aspiramos a traduzir os nossos valores para os outros. Queremos receber respeito, reconhecimento e, embora a maioria não admita, até mesmo admiração por nossas habilidades.

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No entanto, o fato é que essas habilidades têm que ser evidenciadas, ganhar visibilidade e ser percebida de determinada maneira pelo público para o qual apresentamos nossos valores.

A construção de uma marca pessoal deve buscar moldar justamente esta percepção que os outros tem de você ou de sua atividade profissional.

A pouco tempo atrás, marcas pessoais eram restritas a personagens famosas, esportistas, ídolos do cinema, até que, inesperadamente, esse círculo se rompeu com a proliferação das redes sociais e todo o seu poder de visibilidade, estabelecendo-se então, uma nova dinâmica de mercado, onde, para ser uma marca ninguém precisa ser necessariamente famoso.

Essa evolução online vem transformando negócios, carreiras, mercados, sistemas de aprendizados, relacionamentos e praticamente todos os aspectos da vida.

Um dos avanços mais notáveis se deu na visibilidade das iniciativas. A democratização das mídias e dos meios de publicação e distribuição de conteúdo, transformou para sempre o sentido do que significa divulgar você.

Ser uma referência no seu segmento, portanto, inclui assumir a responsabilidade de construir e posicionar a sua marca, pois, se não estiver ativamente controlando a maneira como os outros percebem quem você é, e quais valores agrega, o mercado fará isso por você e o resultado talvez não seja tão bom quanto espera.

Embora esta situação seja inerente a todos nós, a verdade é que pouquíssimas pessoas já se deram conta da possibilidade de moldar essa percepção a fim de causar a melhor impressão possível para sua audiência.

Aliás, por incrível que pareça, a maioria – e talvez você se inclua neste grupo – ainda nem se deu conta que tem uma marca. Ou seja, independentemente de sua vontade, os outros – mercado, público, clientes, colegas de trabalho, gestores – já estão formando uma opinião a seu respeito neste exato instante.

Por que não, a partir de agora você buscar moldar essa percepção e passar a se diferenciar como alguém único do seu segmento, provedor de algo distinto, a referência de sua categoria?

Por que não ser visto a partir de agora como uma marca forte e de valor?

Imagine os impactos no seu negócio, na sua atividade, na sua carreira e em última instância na sua vida.

Assim como o que vem ocorrendo no saturado mercado de produtos, as carreiras também foram atingidas pela falta de diferenciação.

Se quisermos prosperar profissionalmente teremos que aprender a dar ao mercado uma resposta que vá além da mera divulgação de nossos títulos e atributos.

A resposta à pergunta essencial “por que o mercado escolheria você?”, poderia, então, ser resumida em uma única palavra: marca.

Cuidar da sua marca passou a ser uma condição absolutamente necessária no novo contexto em que estamos vivendo.

Para isso é necessário trabalhar o seu poder de influência, afim de mostrar e convencer o seu público, que sua mensagem vale a penas ser vista e gera impacto positivo e coerência para sua categoria através do uso ferramentas certas, e das estratégias adequadas para superar indiferenças desse público e alcançar assim, os resultados esperados.

Construir a sua marca própria é reunir os seus melhores talentos, personalidade e principal atributo, e embalar tudo em uma poderosa identidade que ressalte você acima da multidão de concorrentes anônimos.

No final das contas, o sucesso a partir de agora consiste em ser admirado por aquilo que temos de mais autêntico, e percebido como autoridade nos tópicos sobre os quais pretendemos ser reconhecidos.

Serão estas as pessoas das quais iremos ouvir, falar a respeito e, em última instância, serão as que serão compradas e bastante valorizadas pelo mercado.

Vamos construir sua marca?