Você já sentiu alguma vez que, embora fizesse algo melhor do que outros em sua atividade, eles conseguiam obter resultados superiores aos seus?
Você se vê como alguém capacitado, competente e apto para exercer suas atividades com destaque acima da média?
Baseado nas incontáveis vezes que fiz perguntas como estas a clientes e outros interlocutores, posso intuir que, tal qual a maioria, você também deve ter respondido afirmativamente a elas.
Afinal, independente do que cada um faz, aspiramos a traduzir os nossos valores para os outros. Queremos receber respeito, reconhecimento e, embora a maioria não admita, até mesmo admiração por nossas habilidades.
No entanto, o fato é que essas habilidades têm que ser evidenciadas, ganhar visibilidade e ser percebida de determinada maneira pelo público para o qual apresentamos nossos valores.
A construção de uma marca pessoal deve buscar moldar justamente esta percepção que os outros tem de você ou de sua atividade profissional.
A pouco tempo atrás, marcas pessoais eram restritas a personagens famosas, esportistas, ídolos do cinema, até que, inesperadamente, esse círculo se rompeu com a proliferação das redes sociais e todo o seu poder de visibilidade, estabelecendo-se então, uma nova dinâmica de mercado, onde, para ser uma marca ninguém precisa ser necessariamente famoso.
Essa evolução online vem transformando negócios, carreiras, mercados, sistemas de aprendizados, relacionamentos e praticamente todos os aspectos da vida.
Um dos avanços mais notáveis se deu na visibilidade das iniciativas. A democratização das mídias e dos meios de publicação e distribuição de conteúdo, transformou para sempre o sentido do que significa divulgar você.
Ser uma referência no seu segmento, portanto, inclui assumir a responsabilidade de construir e posicionar a sua marca, pois, se não estiver ativamente controlando a maneira como os outros percebem quem você é, e quais valores agrega, o mercado fará isso por você e o resultado talvez não seja tão bom quanto espera.
Embora esta situação seja inerente a todos nós, a verdade é que pouquíssimas pessoas já se deram conta da possibilidade de moldar essa percepção a fim de causar a melhor impressão possível para sua audiência.
Aliás, por incrível que pareça, a maioria – e talvez você se inclua neste grupo – ainda nem se deu conta que tem uma marca. Ou seja, independentemente de sua vontade, os outros – mercado, público, clientes, colegas de trabalho, gestores – já estão formando uma opinião a seu respeito neste exato instante.
Por que não, a partir de agora você buscar moldar essa percepção e passar a se diferenciar como alguém único do seu segmento, provedor de algo distinto, a referência de sua categoria?
Por que não ser visto a partir de agora como uma marca forte e de valor?
Imagine os impactos no seu negócio, na sua atividade, na sua carreira e em última instância na sua vida.
Assim como o que vem ocorrendo no saturado mercado de produtos, as carreiras também foram atingidas pela falta de diferenciação.
Se quisermos prosperar profissionalmente teremos que aprender a dar ao mercado uma resposta que vá além da mera divulgação de nossos títulos e atributos.
A resposta à pergunta essencial “por que o mercado escolheria você?”, poderia, então, ser resumida em uma única palavra: marca.
Cuidar da sua marca passou a ser uma condição absolutamente necessária no novo contexto em que estamos vivendo.
Para isso é necessário trabalhar o seu poder de influência, afim de mostrar e convencer o seu público, que sua mensagem vale a penas ser vista e gera impacto positivo e coerência para sua categoria através do uso ferramentas certas, e das estratégias adequadas para superar indiferenças desse público e alcançar assim, os resultados esperados.
Construir a sua marca própria é reunir os seus melhores talentos, personalidade e principal atributo, e embalar tudo em uma poderosa identidade que ressalte você acima da multidão de concorrentes anônimos.
No final das contas, o sucesso a partir de agora consiste em ser admirado por aquilo que temos de mais autêntico, e percebido como autoridade nos tópicos sobre os quais pretendemos ser reconhecidos.
Serão estas as pessoas das quais iremos ouvir, falar a respeito e, em última instância, serão as que serão compradas e bastante valorizadas pelo mercado.
Vamos construir sua marca?