Como as empresas tem usado a avaliação de perfil comportamental

Algumas empresas já adotam como padrão a análise de perfil comportamental nas fases de recrutamento e seleção.

Além disso elas têm adotado a aplicação de testes comportamentais também para montar equipes, e para servir de ferramenta de conhecimento e direcionamento de ações para líderes de equipes.

Isso tudo é possível através de testes cuja assertividade ultrapassa os 97%.

Entre estes testes de análise comportamental, os baseados na filosofia DISC são os mais utilizados e aceitos pelas empresas.

É bom deixar claro que estes testes fundamentados no DISC, não são apenas ferramentas que servem unicamente para as empresas, eles são sim, excelentes para fornecer informações valiosíssimas de autoconhecimento para profissionais.

A filosofia DISC de avalição comportamental, e baseada nos estudos desenvolvidos por William Moulton Marston, pesquisador da Universidade de Harvard. E sobre esta filosofia diversos testes foram criados e hoje comercializados por tudo o mundo.

A filosofia permitiu criar testes psicológico baseado no modelo de comportamento humano que agrupa 4 padrões comportamentais encontrados em todas as pessoas, e determina as formas que elas usam para se relacionar e se comunicar entre si no âmbito pessoal ou profissional.

A avalição tem este nome em razão de ser baseada na crença de que existem quatro tipos básicos de comportamento das pessoas:

Dominância (D): diz respeito a como as pessoas lidam com tarefas, problemas e desafios.

Influência (I): determinas como cada um lida com outras pessoas e como as influência.

Estabilidade (S): refere-se a como as pessoas lidam com as mudanças.

Complacência (C): tem a ver com como as pessoas lidam com regras estabelecidas por outros.

Alguns testes para facilitar o entendimento e melhor assimilação destes fatores comportamentais, renomeiam os predominantes na dominância com EXECUTOR, na influência como COMUNICADOR, na estabilidade como PLANEJADOR, e na complacência como ANALISTA.

De fato, esta nomenclatura torna as devolutivas e os respectivos entendimentos de fator comportamental mais amigável para os envolvidos.

É bom também deixar claro que ninguém se caracteriza por apenas um fator, mas a dosagem de utilização dos quatro, determina o perfil de cada indivíduo.

Gosto muito de fazer uma analogia com os cartuchos de impressoras coloridas. Estes cartuchões possuem 4 cores básicas, o amarelo, a ciano, o magenta e o preto, a dosagem em conjunto de cada um deles, formam bilhões de cores diferentes.

Do mesmo modo, a dosagem dos quatro fatores básicos dos comportamentos, formam uma infinidade de indivíduos com comportamentos padrões. Também completamente diferentes.

Podemos encontrar pessoas com comportamento similares, mas nunca iguais.

O teste baseado no DISC, é uma ferramenta fantástica para oferecer um direcionamento de carreira extremamente preciso, e com a ajuda de um bom analista comportamental, montar um estruturado e estratégico plano de desenvolvimentos pessoal.

É também uma ferramenta ótima para gestores, pois revela com precisão bastante considerável, informações de relevância da equipe, permitindo o alinhamento do time e direcionamentos de ações voltadas aos colaboradores em função de seus comportamentos.

Além de levar para estes gestores uma visão fundamentada do porquê de cada comportamento de seus liderados.

E o melhor é que o teste é baseado em um questionário simples e relativamente rápido, que colhe algumas características do analisado e por intermédio de um algoritmo ajustado a esta filosofia, aplica uma engenharia reversa e fornece além dos perfis comportamentais predominantes, muitas outras informações relevantes.

Um bom teste DISC é capaz de extrair diversas informações comportamentais do analisado, além de indicar os estilos de comportamento e competências que o seu meio solicita, oferecendo diversos gráficos de comparação sobre o que o analisado está entregando e o que está sendo esperado dele.

O teste que tenho usado atualmente em meus processos de carreira e nas empresas, oferece 51 indicadores pessoais. Um verdadeiro painel de controle pessoal e profissional.

A clareza que o conhecimento dos perfis predominantes leva para um indivíduo, quando bem assimilado e revelador.

O entendimento do porquê, das pessoas agirem diferente do que esperamos é muitas vezes justificado, através das características comportamentais.

Um teste de boa qualidade com uma devolutiva entregue por um bom analista comportamental é sem dúvidas, um investimento leve que trás resultados de peso para a carreira de um profissional.

Se tiver maior interesse em conhecer sobre o teste comportamental que tenho usado para ajudar profissionais a evoluírem em suas carreiras, clique no link baixo.

TESTE DE PEFIL COMPORTAMENTAL DISC