“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando não está na sala”
Esta frase dita por Jeff Bezos – CEO da Amazon, deixa bem claro a abrangência de percepções e opiniões que você pode gerar para as pessoas através de suas competências, atitudes, maneiras de lidar com as diversas situações do dia a dia, forma de com se apresentar e de se relacionar com elas.
E não há como negar que estas situações que impactam na marca pessoal influenciam diretamente a sua carreira.
O caso é que poucos atinam que se preocupar e desenvolver estrategicamente as suas marcas pessoais pode ser a melhor ponte para fazer a carreira evoluir.
A gestão da marca pessoal pode ser considerada como o conjunto de atividades e técnicas que levam à construção, gerenciamento e fortalecimento de um indivíduo para um mercado.
Estas ações não são voltadas apenas por ações de marketing que posicionam a marca para este mercado, senão também por mudanças de posturas internas, conhecimento e alinhamentos de valores pessoais e mudanças de comportamento cotidiano, tudo isso voltados para um plano estratégico, construído com base no que se deseja para a carreira profissional.
Daí a importância de se ter um plano de carreira já definido, que funciona como instrumento que visa estabelecer etapas, trajetórias e ações para que o profissional tenha perspectivas de desenvolvimento e ascensão profissional, alinhadas com a suas expectativas, da organização e do mercado que atua.
Tendo esta clareza de etapas, trajetória e ações que levam ao resultado final esperado, diminui-se ansiedade e incrementa-se a motivação e a capacidade de visão para se partir para a busca da construção de uma marca pessoal de valor.
Caso queira se aprofundar mais no assunto, de ter um diferencial profissional através da valorização de sua marca pessoal, é só fazer contato comigo.