Você se conhece de verdade?

Hoje no seu dia a dia profissional você tem frequentemente uma preocupação com seu aprimoramento profissional?

Não fique constrangido em se responder que não, pois é a resposta mais comum.

Vamos focar em seus pontos fortes e fracos, ok?.

Você os conhece e seria capaz de criar ações que possam atualizar e adaptar suas ideias, novos desafios e circunstâncias em função deles?

Difícil, não?

Para isso é preciso que tenhamos um real conhecimento de nossas habilidades. E para isso é preciso um certo trabalho, um bom nível de motivação para se tornar autoconsciente, e principalmente, uma boa mentalidade para encarar a realidade dos fatos.

Isto pode não ser tão fácil, e será provável que haja a necessidade de uma ajuda de terceiros, seja um amigo, parente, colega ou até um profissional da área como um coach para que ajude a encontrar os prováveis pontos cegos que normalmente existem.

Muito tem sido escrito sobre a importância de se conhecer nossos pontos fortes e fracos, mas apesar de toda uma gama de informações sobre este tema, poucos profissionais conseguem descrever a fundo suas habilidades mais fortes e principalmente as mais fracas.

Por que tanta dificuldade?

Em meio as distrações do dia a dia e ao caos do trabalho, é difícil ter tempo para avaliar com precisão suas competências.

Essa negligência pode não ter consequências significativas no curto prazo, mas é quase certo que surjam no longo prazo.

A maioria das pessoas não se empenham o suficiente para trabalhar esse aspecto, pois nunca foram orientadas para isso. Como resultado, faltam-lhe a autoconsciência.

Em alguns casos quando recebem algum feedback construtivo, não estão suficientemente preparadas para reconhecê-lo ou compreendê-lo.

Resumo de tudo: não conseguem identificar os pontos nos quais precisam melhorar ou formular um plano de ação para tirarem melhores proveitos de suas melhores habilidades. Essencialmente, elas caminham no escuro.

Vamos continuar tratanto este assuntos nos próximos posts.