Se conhecer é o primeiro passo para se encontrar e viver melhor

Se conhecer em todas as dimensões é de fundamental importância para temos uma vida feliz e equilibrada.

Na área profissional este autoconhecimento torna-se ainda mais relevante, e por sermos seres complexos, tomar decisões e fazer escolhas que nos fazem bem na vida, não é fácil.

Neste contexto alguns aspectos devem ser levados em consideração para este processo de reflexão profissional.

Faça uma análise das suas habilidades e competências. O que você gosta de fazer? Quais atividades sabe executar bem? Olha para os diferentes aspectos de sua vida, suas experiências profissionais, atividades voluntárias, projetos que já realizou.

Pense também nas suas habilidades específicas, como por exemplo, falar outro idioma, ser criativo, saber gerenciar, ser proativo, fazer trabalhos mais manuais, ensinar, etc.

Leve em conta os seus interesses pessoais. Quais atividades que te atraem e te motivam? Por quais assuntos específicos você se interessa? É possível aliar essas atividades e interesses à sua carreira?

Uma pessoa que adora cozinhar, por exemplo, com certeza estaria bem feliz trabalhando em um restaurante.

Fatores internos tais como motivações e valores também são importantes. Parte das nossas escolhas profissionais é feita com base em fatores internos que estão intimamente ligados a nossos valores e motivação.

O que te motiva? Algumas pessoas são motivadas por recompensas financeiras ou mesmo por status que a profissão oferece. Alguns se sentem motivados por recompensas intelectuais, outros por satisfazer outras pessoas. Qual é o seu propósito?

Não somente as coisas positivas devem ser levadas em conta. Trabalhe também com seus pontos fracos. Conhecer as nossas fraquezas é fundamental para administrá-las e nos tornarmos profissional melhores.

Nossas experiências de vida, nossa personalidade e preferências pessoais, influências sobre o ambiente de trabalho e atividades que estamos buscando e que nos trará realização. Que tipo de cultura organizacional é uma boa opção para você? Se você é alguém que curte liberdade total, passar o dia preso dentro de um escritório e atrás de uma mesa será algo frustrante.

Existem fatores externos que podem influenciar mais ou menos a carreira que você pretende seguir, e não dá para ignorá-los. O importante é estar ciente de tudo para evitar futuras frustações.

Não importa o tipo de emprego e sim se ele é o ideal para você. Claro, que diante do momento econômico que o país se encontra, aliar emprego com satisfação nem sempre será possível.

Mas mesmo nestes casos em que a satisfação precisa ser deixada de lado, devemos encarar esta situação como consciência e como uma oportunidade de crescimento. Como uma experiência valiosa que servirá de preparação para um dia conquistar aquilo que realmente é desejado.

É possível sim, ser feliz no trabalho e disso ninguém precisa abrir mão.

É preciso apenas se conhecer bem, saber o que quer, e onde se deseja chegar respeitando sua essência e verdades, com muita clareza e foco neste objetivo.

Se tiver interesse em conversar mais sobre este assunto, é só fazer contato comigo através do meu perfil, ou se preferir, expressando sua opinião nos comentários para que mais pessoas possam interagir também com suas percepções.